Um dos grandes prazeres dos fãs dos Beatles é ler livros sobre eles. Esse prazer só perde, é óbvio, para o ato de ouvir as suas músicas. No Brasil, temos um site que é um grande aliado, o Lê Livros, com seu gigantesco catálogo que conta com centenas de livros para baixar em pdf, mobi, ePUB ou para ler online. Separamos

A Batalha Pela Alma Dos Beatles – Peter Doggett

Muita gente considera esse o mais rico e esclarecedor sobre os Beatles. Certamente é o mais completo no que diz respeito à vida prática extra-musical (os negócios, as brigas, as ações judiciais etc).

Dossiê Beatles – A Banda que Influenciou Gerações – Daniel Aurélio
Não é do tipo que apresenta novidades ou fatos inusitados. É perfeito para os fãs que ainda estão no “primário”, por assim dizer.

A Vida Dos Beatles – Hunter Davies
A primeira biografia oficial dos Beatles, lançada em 1968 – portanto, não esperem ver nada sobre o Álbum Branco, Abbey Road e Let It Be, muito menos sobre o fim da banda. Mas é rico em informações sobre os primórdios da banda. Fonte para muitos outros livros que vieram depois.

Man on The Run – Tom Doyle
Excelente livro, que enfoca a vida de Paul McCartney na década seguinte à sua saída dos Beatles. Muitos detalhes e curiosidades sobre a vida pessoal, sobre os Wings e sobre os álbuns daquela fase. De quebra, também é um dos mais completos e detalhados sobre… o “Lost Weekend” de John Lennon.

John Lennon em Nova York – James A. Mitchell
Especificamente sobre a relação de John com a “capital do mundo”, com enfoque para a sua militância política. Não é um dos melhores, mas cumpre seu papel.

50 Fatos Que Mudaram a História do Rock – Paolo Hewitt
Apesar de não ser só sobre os Beatles, alguns fatos são referentes a eles, principalmente o lançamento do álbum mais importante de todos os tempos. O Pepper, naturalmente.

Segredos e Lendas do Rock – Sérgio Pereira Couto
Entre as várias lendas do Rock, um capítulo diz respeito à história do “Paul is Dead”. Mas também vale por várias outras histórias, de vários personagens, inclusive aquele que é considerado o “pai do blues”, Robert Johnson.

Nos Bastidores do Pink Floyd – Mark Blake
Pode-se dizer que é a melhor biografia disponível da “segunda banda” da maioria dos beatlemaníacos. Os Fab Four, grande influência do Floyd aparecem, sobretudo na fase psicodélica (até 1967).

Renato Russo de A a Z – Simone Assad
Um dos grandes do rock nacional, fanático pelos Beatles, que são citados várias vezes.

Crazy Diamond – Mike Watkinson
Na biografia de Syd Barrett não poderia faltar referências importantes aos Beatles. Independente disso, vale muito a pena saber tudo sobre um dos maiores gênios do Rock.