BH Beatleweek 2014

Começou a BH Beatleweek 2014

 

3ofus-gary-gibson

Já está acontecendo a terceira edição da BH BEATLEWEEK 2014, o maior evento beatlemaníaco do Brasil. O primeiro evento  foi a exposição do artista plástico Camilo, também editor da revista Jararaca Alegre, na Galeria Urban Arts, centro de Belo Horizonte. O local é um espaço dos mais agradáveis no centrão da capital mineira. Além dos belíssimos quadros, os fãs que compareceram ao local puderam curtir uma jam session com vários convidados especiais, muitos deles músicos das bandas cover que tocarão no festival.

Já no Circus Rock Bar, a partir das 21h, foi a vez de começar  a sequência de atrações musicais, com as bandas 3 Of Us (participação de Gary Gibson) e a 4 Beatleband, da Argentina.

Os mineiros da 3 Of Us sobem ao palco e a primeira coisa que você se pergunta é: “como pode apenas 3 caras fazerem um puta som desse?”. A resposta vem de pronto: só grandes músicos conseguem preencher tão bem uma sonoridade Rocknroll com tão pouco – inclusive em músicas mais complicadas, como “The End”. E eles estão entre os melhores! Mas a maior parte do show é um desfile dos grandes sucessos dos Beatles da fase inicial (não faltaram “I Want To Hold Your Hand” e “From Me To You”, por exemplo). Destaque para o guitarrista Lucas Bandeira, um cara que alterna entre a base e solos com grande desenvoltura, fazendo sempre um puta barulho, mas tudo certinho, certinho. O baixista Roney Nascimento também dá um show no papel de Paul McCartney, cantando e tocando aquele lindo Hofner e com uma bela voz. Aliás, ter um baterista como o Rodrigo Padrini, que toca e canta muito bem, também é uma puta vantagem. Mas o highlight mesmo foi quando o Gary Gibson, simplesmente o melhor cover de John Lennon do mundo, deu uma rápida canja de 3 músicas (acompanhado pelos 3 garotos). É incrível ver como a imagem daquele homem parecidíssimo com Lennon deixa a platéia emocionada, excitada, petrificada.

Quando você pensa que nada mais te surpreende, aparece a banda argentina 4 Beatleband, com o figurino, o estilo e a energia dos Beatles nos tempos de Hamburgo, em um desfile de músicas conhecidas e raras, mas sempre “fingindo” ser os Beatles antes da fama, época em que os shows eram mais descontraídos, beirando a explosão Punk que só surgiria décadas depois, em músicas pescadas do repertório de álbuns lendários entre os garimpadores de raridades, como o Hamburgh 1962, o Decca Tapes e as BBC Sessions. Entre as mais conhecidas, como “Some Other Guy”, “Oh, My Soul” e “The Sheik Of Araby”, eles entram para algumas raríssimas, desconhecidas até por muitos beatlemaníacos (exceto aqueles que tem paciência para ouvir as toscas gravações da época de Hamburgo), como “Red Sails In The Sunset” e “Roadrunner”. Além de uma espécie de aula de arqueologia beatle, os argentinos deram uma verdadeira aula de rocknroll, nos fazendo imaginar como era presenciar aquelas centenas de shows que os Beatles fizeram em lugares pequenos, como o Cavern Club e o Jacaranda Club, antes de gravarem os primeiros discos.

O Circus Rock Bar, local desse e de vários outros shows que virão, merece um comentário à parte: dentro do chamado Circuito do Rock, a casa é temática, com nome e visual inspirado no Rock’n’roll Circus, aquele show que os Stones filmaram no apagar dos anos 60 e só lançaram já na era digital. A decoração é incrível, com fotos lindíssimas dos grandes ícones do rock, posters, telas, um telão e uma guitarra enorme, que reproduz com perfeição uma Strato. Um verdadeiro delírio roqueiro.

E a BH Beatleweek continua nesta quinta-feira, com um showzaço dos grandes astros mineiros em homenagem aos Beatles. O Portal Beatles Brasil estará lá, registrando tudo. Agradecimentos e parabéns especiais para os organizadores e equipe de produção (Xaulin, Jeová, Aggeu, Paola, Ivani e outros) não só pela qualidade do evento, mas pela organização de primeiro mundo.

Por José Carlos Almeida

 Veja mais fotos no nosso ábum do Facebook sobre o primeiro dia da BH Beatleweek 2014:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.815515355154627.1073741842.261612750544893&type=1

album01

 

 

 

Comente

Clique Aqui Para Comentar

Quer comentar?