Está em fase de pós-produção um filme comemorativo aos 50 anos do álbum Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band. O trabalho, dirigido por Alan G. Parker, será vendido internacionalmente pela Primal Screen, do ex-executivo da IM Global Tim Grohne.

O filme tem narrativa a partir do momento em que os Beatles terminam sua agitada agenda de turnês, em agosto de 1966, fala das gravações, do lançamento e da sua influência até os dias de hoje.

Sgt. Pepper and Beyond (esse é o nome) irá percorrer vários projetos solo para o lançamento de “Strawberry Fields Forever”/”Penny Lane”, passando pelo flower power, a união entre John Lennon e Yoko Ono, LSD, meditação, Jimi Hendrix, a morte de Brian Epstein, Abbey Road Studios e ainda o projeto seguinte, Magical Mystery Tour.

“Estamos combinando depoimentos inéditos  com imagens raras e inéditas, que temos conseguido nos arquivos particulares de colecionadores”, disse Parker. Entre os entrevistados destacados no filme estão Hunter Davies (biógrafo oficial da banda), Pete Best (baterista original da banda), Simon Napier-Bell e Philip Norman, que escreveram biografias dos Beatles, Rolling Stones e de Paul McCartney, entre outros.

Por ser um lançamento extra-oficial, o filme não poderá contar com gravações das músicas dos Beatles, mas contará com o suporte musical da banda The Bootleg Beatles, que existe desde 1980.  A diretora Parker é uma escritora e documentarista cujos filmes anteriores com temas de música incluem Who Killed Nancy? e Hello Quo.

Sgt. Pepper and Beyond deverá ser lançado no European Film Market, em Berlim, no próximo mês.