Paul McCartney

Linda no Paul McCartney – Uma Vida

Para o que parecia ser um projeto bem menos ambicioso do que os livros de Bob Spitz, Phillip Norman e Barry Miles, a biografia do Peter Aimes Carlin está me surpreendendo. O texto é fluido, e as informações são apresentadas, talvez, com um pouco menos de detalhamento e detimento do que nas outras biografias. Por outro lado, Carlin aborda alguns assuntos espinhosos que ficaram longe de outros livros e faz uma entrada creio que até então inédita na vida de Paul após o Beatles.

Um exemplo de assunto polêmico tocado no livro é a compra secreta de ações da Northen Song que Paul vinha fazendo mesmo antes de Allan White aparecer na área. Aimes também desenterrou algumas personalidades obscuras da vida do Paul, como uma garota com quem ele vinha se encontrando na época em que conheceu a Linda. Em um momento, há a insinuação de que, na véspera de seu casamento, Paul saiu, após uma discussão, para uma pulada de cerca com essa moça.

Aliás, o livro também aborda condutas potencialmente delicadas da Linda. Mostra, por exemplo, que ela não era muito querida por alguns membros do Wings, que ela era uma moçoila muito rodada no circuito dos roqueiros, tendo inclusive passado uma noite com Mick Jagger, certamente não jogando baralho. Mostra também que, depois de conhecer o Paul e entrar no círculo dos Beatles, Linda praticamente abdicou de seus amigos de antes. Enfim, esses assuntos estão muito no campo da fofoca, e nem tudo chega a ser novidade, mas fato é que eles estão lá, sendo que alguns tópicos haviam sido evitados em outras publicações.

Ao mesmo tempo, dentre essas biografias mais recentes, essa é talvez a mais declaradamente apaixonada. Fica aí a dica para quem ainda não leu e está hesitante sobre o que ler no próximo feriado.

Comente

Clique Aqui Para Comentar

Quer comentar?

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010