Dr. Beatle

Mother

{iframe width=”490″ height=”60″ frameborder=”0″}banner468.php{/iframe}
 

Olá! Parabens, ótimo e completissimo site. Minha dúvida se refere à relação de Lennon com os pais, que mostra-se bastante conturbada – principalmente me músicas como “Mother”. O que acontece? Dá para relacionar isso com uma possível depressão?
Clarissa
São Paulo – SP

Olá Clarissa,

sim, a música “Mother” é quase um exorcismo do turbulento passado familiar de John Lennon. Após uma breve ligação entre Alfred e Julia, pai e mãe de John, este nasce. Pouco depois deste nascimento Alfred Lennon parte como embarcadiço em navios, ficando quatro anos sem aparecer à esposa. Devido ao carácter meio frívolo de Julia, John é criado pela irmã de Julia, a tia Mimi.

Aos quatro anos, e com o regresso inesperado do pai, John é posto diante de um dilema quando num confronto entre os pais é obrigado por estes a escolher com quem queria ficar. Após ter inicialmente escolhido ficar com o pai, quando viu a mãe partir, a criança que ainda era, rompeu em lágrimas e em correria, juntou-se num abraço apertado a Julia. Julia voltou a casar, a ter filhos e manteve uma relação quase de irmã-amiga de John, tendo-lhe ensinado a tocar banjo. Julia acabou por falecer estupidamente atropelada por agente policial embriagado, enquanto esperava transporte para regressar a casa depois de uma habitual visita à casa da tia Mimi e a John, que tinha então 17 anos.

Alfred Lennon, depois da terrível cena em que foi preterido por John, nunca mais deu notícias, até que, em meados dos anos 60, reapareceu com a maior cara de pau, capitalizando sobre a fama do então já famosíssimo filho. Chegou a gravar discos e a ocupar as páginas da imprensa contando uma versão muito própria da sua história, da relação com o filho e com a falecida ex-mulher. De início John reagiu embaraçado perante aquele homem que sendo seu pai era-lhe completamente estranho. John acabou por acolhê-lo, dando-lhe dinheiro e proporcionando-lhe habitação, assim como arcando com os custos do casamento do pai com uma jovem a quem empregou como secretária. No iníco dos anos setenta, John incompatibilizou-se com o pai numa terrível discussão em que o acusou de ser responsável pelo sofrimento da infância, retirando-lhe todas as benesses, e nunca mais falando com ele. Porém, quando Alfred Lennon estava no leito de morte por câncer, John telefonou para o hospital e teve uma conversa muito afável com o pai.

Com todas estas informações, “reescuta” e relê a letra de “Mother” e verás como faz todo o sentido. Abraços, e manda sempre!
(Colaboração: Dr. Paulo Seixas)

 

Comente

Clique Aqui Para Comentar

Quer comentar?

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010