ebony-and-ivory

Uma música de Paul McCartney virou questão na prova do ENEM realizada nesse domingo, 06 de novembro. Foi “Ebony and Ivory”, grande sucesso dos anos 80, cantada em dupla com Stevie Wonder.

“Ebony and Ivory” é um single de Paul McCartney e Stevie Wonder, lançado em março de 1982. A canção é sobre o ébano (preto) e marfim (branco) das teclas de piano, mas também tem a ver com a integração e harmonia racial, de maneira mais profunda. O título foi inspirado por McCartney ao ouvir Spike Milligan dizer “notas pretas, notas brancas, e você precisa tocar as duas pra fazer harmonia, gente!”. A canção está no álbum Tug of War, distribuído no mesmo ano. A faixa chegou ao número um nas paradas do Reino Unido.

Embora escrita por McCartney, a canção foi gravada ao vivo no estúdio pelo cantor, juntamente a Stevie Wonder. No entanto, devido a conflitos de horário de trabalho, ambos gravaram suas partes no vídeo musical separadamente (como é explicado por Paul em The McCartney Years).

“Ebony and Ivory” ficou durante sete semanas na primeira posição do Billboard Hot 100, e foi o quarto maior hit de 1982. Para McCartney, a canção atingiu o topo das paradas de qualquer obra sua pós-Beatles, e a segunda mais longa da carreira (atrás de “Hey Jude” com os Beatles); para Wonder, foi o seu mais antigo executado chart-topper. A canção passou cinco semanas no topo da adult contemporary chart.

Passados 28 anos da música ter sido lançada, Paul McCartney e Stevie Wonder finalmente a interpretam juntos num espetáculo na Casa Branca em frente a uma plateia, na qual estão presentes diversas personalidades, como o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. [Fonte: Wikipedia]

Curta a música nos dois momentos citados acima (clipe dos anos 80 e na Casa Branca):