O álbum Sgt. Pepper’s Lonely hearts Club Band completa 50 anos de lançado no dia 1 de Junho, com um lançamento oficial de um belíssimo box que trará, entre outras coisas, uma versão restaurada do documentário Making of Sgt Peppers, produzido e lançado por George Martin em 1992.

Mas um outro documentário, esse inédito, estréia em cinemas de Londres uma semana antes, no dia 26 de maio: IT WAS FIFTY YEARS AGO TODAY! THE BEATLES: SGT. PEPPER & BEYOND.

Produzido por Alan G. Parker, responsável por documentários sobre o The Chash, Sex Pistols e Monty Phyton, entre outros, IT WAS FIFTY YEARS AGO TODAY! THE BEATLES: SGT. PEPPER & BEYOND apresenta uma profunda análise dos 12 meses cruciais para a elaboração da obra (entre agosto de 1966 a agosto de 1967), bem como o impacto do seu lançamento e a repercussão até os dias atuais, daquele que tem sido considerado por diversas publicações como o mais importante álbum de todos os tempos.

O filme também apresenta raras entrevistas com pessoas ligadas aos Beatles, biógrafos e músicos, como o baterista original dos Beatles, Pete Best, a irmã de John Lennon, Julia Baird, Barbara O’Donnell, secretária do Brian Epstein, Steve Diggle, do Buzzcocks, Tony Bramwell, a irmã de Pattie Boyd, Jenny Boyd, Hunter Davies, Simon Napier-Bell, Ray Connolly, Bill Harry, Philip Norman, Steve Turner, Andy Peebles, Freda Kelly e The Merseybeats.

Por ser extra-oficial (não é lançado pela Apple Corps), infelizmente não haverá áudios das faixas do Pepper, nem memo gravações alternativas. O lançamento vem acompanhado de um trailer muito bem bolado, além de um belo site oficial com várias informações e venda de ingressos (www.50yearsago.com). Não há ainda data agendada para lançamento em DVD.