Tudo bem que seu blog favorito é o do Portal Beatles Brasil (esse aqui). Mas existem vários outros que são excelentes, maravilhosos, essenciais para qualquer beatlemaníaco. Antes de existirem as atuais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Tumblr etc), a Beatlemania já explodia na Internet e os principais veículos eram os blogs, principalmente os hospedados no Blogspot, serviço do Google.

Os mais bacanas são os temáticos, aqueles que se prendem a um assunto principal dos tantos aspectos da vida e obra dos Beatles. Mas também tem os que misturam fotos, vídeos, notícias e curiosidades. E qual o critério para se considerar um blog excelente? Certamente ser feito por fãs de verdade é o principal. Mas também que seja atualizado constantemente, que apresente novidades e informações que ainda não vimos em outros lugares. A maioria dos blogs que listo abaixo são antigos, vários com mais de 10 anos de atividades. Alguns nem tem sido atualizados, outros parecem descontinuados. Mas pelo conteúdo já disponível, garante horas e horas de diversão, informação e deleite. Confira os meus favoritos abaixo. (JC)

OBS: Todos os sites abaixo são em inglês. Ótima oportunidade de treinar o idioma dos Beatles.

Kenwood Lennon
http://kenwoodlennon.blogspot.com.br/
Entre 1964 e 1968 John Lennon viveu com sua família nessa casa vitoriana construída em 1913 no subúrbio de Londres, chamada Kenwood. Tempo suficiente para a propriedade entrar para a história da cultura ocidental. Nesse blog, o editor faz a mais completa cobertura sobre tudo de importante que aconteceu no local, em centenas fotos (muitas delas raras e inéditas) e textos esclarecedores. O espero é tal que existem até comparações entre as plantas da época e atuais, mostrando todas as reformas que foram feitas na construção. É uma viagem única à intimidade de John Lennon e dos Beatles. O trabalho tem uma ponta de brasilidade: Lizzie Bravo colaborou com diversas fotos e informações, que aparecem aqui e ali, em várias postagens.

Meet The Beatles For Real
http://www.meetthebeatlesforreal.com/
Você tem o sonho de conhecer pessoalmente um beatle e fazer fotos com eles? Vários fãs anônimos e famosos já realizaram esse feito. Um fã (que por sinal, afirma nunca ter encontrado um beatle) teve a genial idéia de reunir em um blog várias fotos que retratam pessoas de diversos lugares que tiveram a chance de se aproximar, fotografar e ser fotografadas ao lado de John, Paul, George e Ringo. Em tempo: o título do blog é uma brincadeira com o LP Meet The Beatles (a versão estadunidense para o LP With The Beatles). Mais um blog que contou com a colaboração importante da brasileira Lizzie Bravo em alguns posts.

Steve Marinucci’s Beatles News Inside
http://beatlesheadlines.blogspot.com.br/
Steve Marinucci pode ser considerado facilmente uma das mais importantes fontes de notícias sobre os Beatles no mundo – talvez a mais importante. Este blog é atualizado constantemente, sempre com notícias certeiras, atualizadíssimas e ótimas análises.

Let It Beatles
http://letitbebeatles.blogspot.com.br/
Blog dedicado a postagens com download de um podcast excelente, transmitido originalmente em emissoras de FM das cidades de Los Angeles e Melbourne (EUA).  Tem sido atualizado semanalmente.

Wogew (The Daily Beatle)
http://wogew.blogspot.com.br/
Curiosidades, informações técnicas e principalmente, análises de lançamentos de produtos com a marca e a imagem dos Beatles. É o tipo de blog que deixa qualquer fã com água na boca, sonhando com aquelas centenas de itens que aparecem ali em fotos e textos. Dá pra imaginar (só imaginar) o tamanho da coleção do editor Roger Stormo. Para quem quiser investir algum dinheiro adquirindo peças, o blog tem links para compras de algumas. Mas só de observar já bate uma onda.

Signed By The Beatles
http://signedbybeatles.com/
O título desse blog é autoexplicativo:  fotos de fotos, discos, documentos, cartas, papéis diversos e vários outros tipos de objetos autografados (ou assinados) pelos Beatles. Os posts são ilustrados com fotos e rápidas explicações sobre cada item.

Beatles Place
http://beatleplace.blogspot.com.br/
Mais um ótimo blog com um misto de fotos e informações precisas, com enfoque para lugares importantes na história dos Beatles.

Something New
https://beatlefansomethingnew.wordpress.com/
Mas um ótimo blog de notícias atualizado constantemente. Tem feito excelente cobertura da ONE ON ONE TOUR de Paul McCartney e análises de diversos lançamentos, sempre com textos muito bem redigidos.

Beatle Photo Blog
http://beatlephotoblog.com/
Outro excelente blog de fotos dos Beatles. Por ser antigo e bem tradicional (existe desde 2005), reúne uma quantidade incontável de fotos, muitas delas raras, garantindo horas e horas de diversão. Certamente você observará várias pela primeira vez.

Get Back/Let It Be Dissected
http://letitbedissected.blogspot.com.br/
Simplesmente a mais completa fonte de informação sobre as sessões de gravação do projeto Get Back/Let It Be disponível na Internet. Pra se ter uma idéia, a narrativa é tão detalhada que para acompanhar, é necessário clicar em links para documentos pdf, que explicam com detalhe cada diálogo, false start, ensaio e take, listados didaticamente. Realmente incrível.

Watching Raimbows
http://childofnaturebeatles.blogspot.com.br/
Uma grande coleção de fotos dos Beatles, principalmente nos bastidores das turnês. Mesmo hoje, com Facebook, Instagram, Tumblr, Pinterest e outros diretórios de fotos, ainda dá pra ver centenas de fotos inéditas nesse blog, já que o autor afirma ter escaneado pessoalmente a maioria delas, mesmo considerando que a última postagem foi em 2011.

Strawberry Lane
http://yourmothershouldknow03.blogspot.com.br/
Coleção de bootlegs para download. Infelizmente foi descontinuado (a última postagem é de 2010), e a maioria links simplesmente não funciona mais. Porém, torna-se divertido simplesmente para poder visualizar capas e tracklists de lançamentos não-oficiais dos Beatles juntos, solo e artistas relacionados.

P.S. Beatle Bootleg
http://beatlebootleg.blogspot.com.br/
Um fã polonês resolveu disponibilizar sua coleção de discos dos Beatles (oficiais e não-oficiais) para download. Vários desses arquivos estão em flac. Além de ser regularmente atualizado, os links em que cliquei  estão todos válidos!

Beatlesnews.Com
http://www.beatlesnews.com/
Notícias atualizadas (há vários anos) sobre os Beatles. Trata-se de um “clipping de notícias”, já que, ao invés de redação própria, apresenta uma coleção de links para as notícias nos sites em que foram publicadas. Muito útil para pesquisas diárias.

Swiss Beatles Fan Club
http://swissbeatlesfanclub.blogspot.com.br/
Excelente trabalho (todo em francês) com notícias, análises de lançamentos e curiosidades sobre os Beatles juntos e solo. E o melhor, tem sido atualizado constantemente!

JFN Beatles Music & Memories
http://jfnmusicmemories.blogspot.com.br/
Site de notícias dos Beatles, basicamente copiadas de agências de notícias, mas apesar do conteúdo não ser integralmente original, tem boa frequência de atualizações.

The Best Beatles Blog
http://thebestbeatlesblog.blogspot.com.br/
Não chega assim a ser “o melhor”, como o título sugere. Mas de fato, é uma excelente fonte de informação com um day by day das gravações do projeto Get Back/Let It Be. Certamente referência para qualquer pessoa que queira escrever ou simplesmente se informar sobre o assunto, com muito texto e poucas fotos.

Beatles Blog
https://beatlesblogger.com/
O enfoque desse aqui é o mercado de lançamentos de beatle-produtos (boxes, deluxes, toys etc), com fotos e análises.

Darkest London
https://darkestlondon.com/
Este blog se propõe (e atende muito bem à proposta) a ser um guia de bares de Londres, não necessariamente ligados aos Beatles – vários sim. Além de fotos, textos esclarecedores e até mapas para auxiliar na localização.

Hey Bulldog
http://www.heydullblog.com/
Um blog com textos analisando assuntos os mais variados sobre os Beatles, desde os mais óbvios, até alguns bem obscuros, curiosos e inusitados, com uma excelente equipe de colunistas, que escrevem com muito conhecimento de causa e uma grande dose de bom humor. Como diz o slogan do site, “para pessoas que pensam sobre os Beatles, talvez um pouco demais”.