Há 50 anos os Beatles lançavam aquele que é considerado o álbum mais importante de todos os tempos, o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. É o que gastou mais tempo durante as gravações, cerca de 7 meses. Para cumprir prazos com a gravadora, os Beatles lançaram antes um single (compacto) com duas músicas que originalmente haviam sido gravados para o Pepper: “Strawberry Fields Forever” e “Penny Lane”. Essas duas músicas cumpriam um conceito inicial do álbum, que era revisitar lembranças da infância e do passado dos Beatles.

Por um proecedimento padrão dos Beatles, essas duas músicas não foram posteriormente incluídas no álbum, que já havia abandonado o conceito original. Isso, desde 1967, tem sido considerado por todos (inclusive o produtor George Martin) um erro estratégico – erro esse que, pretensamente, deverá ser corrigido em uma edição especial comemorativa do cinquentenário do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Ele será relançado agora com essas duas faixas bônus.

Ironicamente, para corrigir esse “erro”, será criada uma outra distorção na discografia dos Beatles. Na coleção oficial, completa e remasterizada (lançada em 2009), bem como nos lançamentos anteriores, não foram incluídas faixas bônus, como forma de preservar os formatos originais, ao contrário de vários clássicos de outros artistas da época. Nos discos dos Beatles, a sequência das músicas é considerada como parte importante das audiçoes. No máximo, já havia sido lançado o famoso “Inner Groove” (aquele loop que havia entrado por erro técnico no final do vinil original dos anos 60). Além do mais, as duas faixas em questão já fazem parte do LP Magical Mystery Tour desde os anos 70, quando a discografia oficial dos Beatles foi relançada pela primeira vez unificada – e o MMT, que originalmente era um EP duplo, virou um LP convencional, com lado A e lado B.

Portanto, essa nova publicação trata-se de uma edição extra, especial, comemorativa. Apesar de não ter ainda sido divulgado detalhes sobre o relançamento, já se fala até em um box especial, aí sim, cheio de bônus e outros atrativos. Aguardemos.