Sabe aquele personagem chamado Sgt. Pepper (Sargento Pimenta) que aparece no encarte do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band? Aquela foto foi copiada de um livro de história e trata-se de uma pessoa real. O nome do “sargento” é James Melvin Babington. A revelação foi feita recentemente no livro The Beatles and Sgt. Pepper: A Fans Perspective, de Bruce Spizer.

Em entrevista, o autor deu o devido crédito da descoberta a Frank Daniels, que escreveu um ensaio para um outro livro, no qual ele e um parceiro travaram uma espécie de gincana, para ver quem descobria mais coisas obscuras da história.  Segundo consta, o segredo foi revelado por uma pessoa envolvida na criação da capa do disco, que fez um desenho reproduzindo a foto do militar.

O personagem em questão, Major Melvin Barblington, foi encontrado, em 1967, num livro de história sobre “Celebridades do Exército” do Reino Unido. Ele era uma das figurinhas por ter participado dos 16th Queen’s Lancers na Segunda Guerra Mundial e da Primeira Brigada do Calvário na África do Sul. Cada personagem enfocado no livro mereceu um vistoso cartão. Ao ser visto, aquele militar inspirou a idéia de um encarte onde, além da sua foto, também foram incluídos outros itens para serem recortados (embora eu não conheça ninguém que tenha tido a coragem de recortá-los): o seu bigode, sua insígnia e um display para ser colocado no disco de vinil, enquanto é tocado.

Com isto, o Major Babington acabou ganhando uma sobrevida, agora personificando o personagem do Sargento Pimenta. Sua imagem também foi reproduzida durante o desenha animado Yellow Submarine, no ano seguinte. Essa é uma das várias curiosidades sobre o Sgt. Pepper, que completa agora 50 anos de lançado e merecerá um lançamento especialíssimo, em forma de box com CD e DVD, além de um LP duplo.