John Lennon

Yoko Ono convida latinas a participarem de exposição sobre machismo

yoko-ono

A exposição Dream Come True é uma grande retrospectiva da obra de Yoko Ono. Em cartaz no MALBA, em Buenos Aires, a mostra é composta por 80 trabalhos da artista, dentre objetos, filmes, vídeos e instalações produzidas entre a década de 60 e o presente. Como parte da exposição, a artista convida as mulheres latino-americanas a falarem sobre algum tipo de violência machista que já tenham sofrido.

No site da mostra, Ono indica que as interessadas devem enviar um pequeno texto, escrito em sua própria língua e em primeira pessoa, junto com uma foto de seus olhos. É possível enviar os depoimentos neste link, até 16/10. As histórias são impressas e penduras por fios na instalação Resurgiendo, que integra a exposição. Ao longo da mostra, as histórias irão se renovando, numa obra em constante mutação. Posteriormente, a instalação seguirá para outros países e continuará ampliando seu tamanho. Ono também lançará um livro sobre o projeto, no qual os depoimentos serão publicadas.

Os diversos testemunhos já recolhidos registram situações de violência doméstica, preconceito e abuso moral. Em um deles, uma depoente afirma: “Subestimaram meu intelecto por ser mulher, tentaram destruir minha auto-estima, mas não conseguiram. Estou muito orgulhosa do meu gênero”. Em outro, uma mulher fala sobre a sensação de medo e vulnerabilidade que sente todos os dias ao caminhar nas ruas. Os relatos podem ser lidos no Flickr da artista.
Fonte: Brasileiros

Comente

Clique Aqui Para Comentar

Quer comentar?