Depois de conhecer um beatle pessoalmente, o maior sonho de qualquer fã é visitar a cidade onde os Beatles viveram (Liverpool, além de Londres, local onde eles desenvolveram a carreira). Mas é na cidade natal dos Beatles que acontece anualmente o maior evento sobre os Beatles que existe, a International Beatleweek.
Edu Henning, da banda Clube Big Beatles, que há duas décadas se apresenta consecutivamente no evento, nos passa com exclusividade algumas dicas e curiosidades sobre esse verdadeiro sonho de evento.
1- É um festival de demonstração. Não é um evento competitivo. Não existe ranking. Não tem primeiro lugar, melhor intérprete e muito menos é eleita a melhor banda do festival. Qualquer coisa diferente disso é história para boi dormir.
2- O International Beatle Week, o Festival dos Beatles de Liverpool, é organizado pela equipe do Cavern City Tours, empresa fundada por de Bill Heckle e Dave Jones, proprietários do Cavern Club.
3- Julia Baird, irmã de John Lennon, é atualmente sócia da Cavern City Tours, empresa administradora do Cavern Club e organizadora do International Beatle Week.
4- O International Beatle Week acontece de quinta a terça feira. Mas sempre na semana que engloba a última segunda feira do mês de agosto. É que na última segunda feira de agosto é feriado bancário na Inglaterra (um dos poucos feriados britânicos durante o ano). Por esse motivo a segunda feira é o dia mais importante e animado do Festival dos Beatles de Liverpool.
5- Sempre aos domingos, durante o International Beatle Week, acontece um grande encontro de colecionadores. São, na verdade, comerciantes de memorabilia dos Beatles. Tem objetos raríssimos e também muitas “tranqueiras”. O interessado tem que ter dinheiro no bolso (tudo em libra). A feira acontece no salão principal do Adelphi Hotel.
6- As bandas que se apresentam pela primeira vez no International Beatle Week são escaladas, geralmente, para fazer cerca de 12 shows em torno de cinco dias. Correria total, pois os shows acontecem em locais distintos e distantes.
7- Os show tem 45 minutos de duração. E não tem passagem de som. É chegar no palco minutos antes do horário anunciado, subir, montar tudo é começar a tocar.
8- Os shows acontecem em dezenas de locais diferentes. Diversos pubs, bares, restaurantes, Cavern Club, teatros e no Adelphi Hotel.
9- O Adelphi Hotel é uma espécie de centro nervoso do International Beatle Week. O hotel recebe shows, feira de objetos dos Beatles, palestras de personalidades ligadas à história dos rapazes de Liverpool e até leilões.
10- O grande prestígio para uma banda é se apresentar no Adelphi Hotel durante a Convenção dos Beatles que acontece sempre no domingo. Um super palco e montado no salão dos fundos do hotel. Som perfeito, luz impecável e transmissão via telões.
Edu Henning e a banda Clube Big Beatles vai apresentar um show especial com músicas de Paul McCartney!
Estou em dúvida a respeito dos ingressos. Compro pela net ou é possível comprar na hora (esgotam fácil?)…obrigada!