Com a Internet e a enxurrada de livros e revistas com todo tipo de informação sobre os Beatles, é surpreendente quando se encontra alguma informação sobre eles que nós ainda não sabíamos, não é? Então aí vão 10 curiosidades que você talvez ainda não saiba (ou não se lembra de ter visto) sobre John Lennon. [Por JC]
John Lennon cantou no coral da igreja e foi escoteiro. É verdade! O pequeno John começou sua carreira como cantor no coro da St. Peter’s Church e foi membro da 3ª Tropa de Escoteiros Mirins de Allerton.
Foi o último beatle a aprender a dirigir: tirou sua carteira de motorista com 24 anos, em 15 de fevereiro de 1965. O motivo de ter se tornado motorista é bem simples: ele erra um tremendo barbeiro – sobretudo devido ao seu alto grau de miopia. Tanto que foi o causador de um acidente de média gravidade durante uma viagem pela Escócia em 1969, quando conduzia, além da esposa Yoko Ono e sua filha kyoko, também o seu primeiro filho (com Cynthia), Julian. O resultado foi que ele saiu apenas com 17 pontos em uma ferida – mas a partir de então passou a usar motoristas.
É o único beatle que nunca se tornou um vegetariano em tempo integral. George foi o primeiro, de acordo com a maioria das fontes, tendo deixado de comer carne oficialmente em 1965. Paul McCartney se tornou vegetariano vários anos depois, quando já vivia com Linda e crianças, ao se deparar, a mesmo tempo, com um prato de carne de carneiro e com a cena de vários carneirinhos fofinhos brincando do lado de fora da janela. Ringo veio em seguida, não por razões espirituais ou afetivas, como George e Paul, mas por causa de problemas de saúde e recomendações médicas. John até aderiu ao vegetarianismo nos anos 60, mas sempre comendo carne aqui e ali.
John Lennon quase matou um homem, certa vez. O incidente aconteceu na festa de aniversário de 21 anos de Paul McCartney, em 18 de junho de 1963, quando um amigo dos Beatles, o disc jockey Bob Wooler se incubiu de apresentar os Beatles para diversas celebridades do mundo pop. O problema é que Wooler teve a infeliz ideia de, com trejeitos afeminados, ter provocado: “vamos, John, o que realmente aconteceu entre você e Brian? Todo mundo sabe, então conte-nos”. John, que sempre foi um mau bebedor, teve um acesso de fúria e caiu de socos e chutes. Segundo o próprio John, ele só parou porque percebeu que o homem iria morrer, caso ele continuasse. “Foi como eu já havia visto e filmes. Depois disso, fiquei realmente chocado, pensando ‘eu quase matei aquele cara'”. Wooler foi hospitalizado e tratado por causa de algumas costelas quebradas. Por sorte Wooler sobreviveu e posteriormente Brian resolveria a situação com um pedido oficial de desculpas (de Lennon) e um pagamento indenizatório.
Ele odiava sua própria voz. Por isso, estava sempre sugerindo que George Martin usasse um recurso chamado double track, que permitia dobrar sua voz. Constantemente perguntava ao produtor: “será que dá pra você temperar isso com tomate, ketchup ou algo assim?”.
Ele vivia insatisfeito com todas as gravações dos Beatles: certa vez, durante um jantar com seu antigo produtor, George Martin, anos depois que a banda havia se separado, John revelou a Martin que ele gostaria de regravar todas as músicas dos Beatles. Completamente surpreso, Martin perguntou-lhe: “Mesmo ‘Strawberry Fields’?” Sua resposta: “Especialmente ‘Strawberry Fields'”.
John Lennon adorava o jogo Monopoly. Durante seus anos de turnês com os Beatles, sempre carregava seu kit e jogava nos quartos de hotéis e aviões, com membros da equipe. Curiosamente, ele era louco especialmente pelas propriedades “Boardwalk” e “Park Place”. Ele nunca se importava se ganhava ou perdia o jogo, desde que garantisse essas duas posses.
John costumava dormir em um caixão de defuntos. De acordo com Allan Williams, ex-empresário dos Beatles, de vez em quando o jovem John Lennon era encontrado tirando um cochilo em um velho caixão que havia no The Jacaranda, clube em que os Beatles tocavam antes da fama.
Qual a melhor letra de música que John Lennon já escreveu, segundo ele próprio? Um amigo certa vez o perguntou justamente isso e ele respondeu prontamente: “É fácil: All You Need Is Love”!
Originalmente John Lennon seria o cantor principal da música “Love Me Do”, em 1962. Ele fazia o vocal principal da maioria das músicas dos Beatles nessa época e também seria nesse caso, não fosse pela impossibilidade de cantar e tocar a gaita ao mesmo tempo – por isso cedeu o lugar para Paul.
John era simplesmente perfeito
Samyres Margotti Beatriz Dantas
Acho que á única pessoa que não gostava da voz do John era ele mesmo. Gosto de todos os Beatles, mas o que mais me fascina é voz e a criatividade de John Lennon.
Jonh Lennnon sempre foi criativo ,tinha sensibilidade para compor ,prova isso após separar se do grupo ainda muito mais ,mas ainda acho que o melhor de todos era o George !!