The Beatles

15 coisas que você provavelmente não sabia sobre o famoso show no terraço dos Beatles

O Rooftop Concert dos Beatles foi o clímax de um projeto originalmente intitulado Get Back. Foi concebido exatamente para isso: um retorno às raízes do rock em um esforço desesperado para restaurar a unidade quando o caos empresarial e pessoal ameaçava destruir a banda. Uma equipe de documentários filmou os Beatles ensaiando e gravando novo material para um álbum “honesto”, livre da magia de estúdio que dominou seu trabalho recente. A experiência levou o grupo ao ponto de desintegração, mas eles precisavam de um fim para o filme.

Então, em 30 de janeiro de 1969, a banda subiu cinco andares até o topo da sede da Apple Corps e fez seu último show juntos. O álbum e o filme foram finalmente lançados em maio de 1970 como Let It Be, seu canto do cisne. Aqui estão 15 fatos pouco conhecidos sobre a última aparição dos Beatles no cenário mundial.

1. O concerto iria originalmente acontecer em um antigo anfiteatro, um navio de cruzeiro ou no deserto
Os Beatles tinham muitas ideias sobre onde realizar o concerto climático de seu novo filme – ideias demais. Locais de Londres, como o Palladium e o Roundhouse, foram algumas das propostas mais equilibradas, mas a maioria foi bem distante. O deserto do Saara foi considerado um local potencial, assim como as pirâmides de Gizé e até mesmo o transatlântico QE2. Um anfiteatro romano de 2.000 anos na Tunísia foi seriamente considerado, e olheiros de localização foram enviados para investigar. “Os Beatles deveriam começar a tocar quando o sol nascesse”, explicou o diretor Michael Lindsay-Hogg, “e você veria multidões se aglomerando em direção a eles durante o dia”.

Mas nada foi acordado. Com o entusiasmo pelo projeto diminuindo, a banda optou por fazer algo um pouco mais simples e mais próximo de casa. O tecladista convidado Billy Preston lembra que foi John Lennon quem teve a ideia de encenar o show no telhado da sede da Apple. Lindsay-Hogg diz que foi ideia dele. Outros atribuem a Ringo Starr. O conceito parece inspirado, mas em retrospecto fala menos de criatividade e mais de preguiça.

Os preparativos foram feitos, com pranchas de andaimes dispostas para suportar o peso do equipamento. Alguns minutos antes do show começar, a banda se amontoou em um pequeno vestíbulo no topo da escada. Eles tinham os pés frios. “George não queria fazer isso, e Ringo começou a dizer que não via o ponto”, diz Lindsay-Hogg. “Então John disse, ‘Oh, foda-se – vamos fazer isso'”.

2. Jefferson Airplane se apresentou em um telhado de Nova York várias semanas antes
Os Beatles acumularam muitas estreias ao longo de sua carreira, mas não foram a primeira banda a realizar um show não autorizado em um telhado metropolitano. Essa distinção vai para Jefferson Airplane, que subiu ao topo do Schuyler Hotel, no centro da cidade em 7 de dezembro de 1968, e surpreendeu a cidade com gritos de “Olá, Nova York! Acordem, seus filhos da puta! Música grátis! Músicas legais! Amor grátis!”. Na falta de licenças, eles só conseguiriam tocar uma música – uma versão empolgante de “The House at Pooneil Corners” – antes que o NYPD ameaçasse prisão por perturbação e ruído. A banda foi pacificamente, mas seu amigo, o ator Rip Torn, foi preso por desacatar um oficial e levado em uma viatura.

Felizmente, o acontecimento guerrilheiro foi preservado para sempre pelo diretor Jean-Luc Godard, que filmou o incidente como parte de seu projeto One AM. Não se sabe se os Beatles foram diretamente inspirados pelas palhaçadas do Airplane, mas a cobertura da imprensa (sem mencionar sua amizade com a banda) provavelmente os teria informado disso.

É interessante também lembrar que o cantor brasileiro Roberto Carlos aparece no seu filme Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura (1968) cantando a música “Quando” no topo do edifício Copan, em São Paulo – embora não seja de fato uma apresentação ao vivo, como as dos Beatles e do Airplane, e sim uma encenação editada para caber no primeiro longa metragem de RC.

3. O filme é dirigido pelo suposto filho secreto de Orson Welles
Tendo trabalhado com os Beatles em seus recentes vídeos promocionais de “Hey Jude” e “Revolution”, o cineasta americana Lindsay-Hogg foi a escolha lógica para dirigir o projeto Get Back. Ele organizou um exército de câmeras para capturar o momento de todos os ângulos, enviando uma equipe para a rua, o prédio adjacente e a área de recepção da Apple – sem mencionar as cinco câmeras no próprio telhado. O resultado são algumas das imagens de concertos mais emblemáticas da história.

A proeza cinematográfica pode estar em seu sangue. Em sua autobiografia de 2011, Lindsay-Hogg revelou que acredita ser o único filho do gigante do cinema Orson Welles. Sua mãe, a atriz Geraldine Fitzgerald, negou publicamente os rumores desenfreados, mas ela supostamente reconheceu a verdade para a amiga da família Gloria Vanderbilt. Quando a filha mais velha de Welles apoiou a alegação de Lindsay-Hogg, ele se submeteu a um teste de DNA. Os resultados foram inconclusivos.

4. Lennon e Starr usavam casacos femininos
Estava muito frio em Londres naquela tarde crua de janeiro, e um vento gelado que açoitava os prédios do West End. O nevoeiro iminente havia descartado uma cara foto aérea de helicóptero, e a ameaça de chuva era muito real. Essas condições não eram ideais para fazer rock and roll. “Minhas mãos estão frias demais para tocar os acordes”, Lennon murmurou entre as músicas, e o executivo da Apple Corps, Ken Mansfield, segurava um fluxo constante de cigarros acesos para que George Harrison pudesse aquecer as pontas dos dedos. Para afastar o frio do inverno, Lennon pegou emprestado o casaco de pele de Yoko Ono (como ele fazia de vez em quando). Ringo Starr também vestiu a capa de chuva vermelha de sua esposa Maureen.

5. Os microfones estavam envoltos em meia-calça feminina
As rajadas frias também provaram ser um problema para os delicados microfones de estúdio que gravavam a bateria e os amplificadores de guitarra. Precisando de um escudo rápido para minimizar o ruído do vento, o engenheiro de som (e futuro produtor do Pink Floyd) Alan Parsons foi enviado naquela manhã para comprar meia-calça feminina. “Eu entrei em uma loja de departamentos e disse: ‘Eu preciso de três pares de meia-calça. Não importa o tamanho'”, ele lembrou na Guitar Player. “Eles pensaram que eu era um ladrão de banco ou um travesti”.

6. Foi sua primeira apresentação ao vivo em mais de dois anos
Famosamente citado como o último show dos Beatles, o show no terraço também foi sua primeira apresentação ao vivo em mais de dois anos. Embora eles tenham tocado “All You Need Is Love” e “Hey Jude” diante de uma audiência de estúdio na televisão durante esse período, esses números foram fortemente reforçados por uma faixa de apoio (ou seja, uma trilha pré-gravada, sobre a qual eles cantaram e tocaram – quase um playback). No terraço foi seu primeiro show verdadeiramente ao vivo desde que sua última turnê terminou em 29 de agosto de 1966, no Candlestick Park de San Francisco. Eles também fizeram uma pequena ruptura com a tradição, variando suas posições clássicas no palco. Lennon ficou no meio~, com Harrison à sua esquerda.

7. A guitarra de George Harrison foi a primeira do gênero
A Telecaster que Harrison tocou durante o show no terraço foi feita sob medida para ele pelos mestres construtores Roger Rossmeisl e Philip Kubicki, como um presente da Fender. A empresa estava lançando uma nova linha de guitarras totalmente em jacarandá, e apresentar o protótipo a um Beatle foi uma boa publicidade. Depois de muitas horas de trabalho, a guitarra foi levada para a Inglaterra em seu próprio assento e entregue em mãos na sede da Apple. Os construtores não tinham certeza do que aconteceu com a guitarra por mais de um ano, até que compraram ingressos para ver o filme Let It Be e viram seu trabalho na tela grande. “Fiquei tão emocionado que quase pulei da cadeira”, lembra Kubicki.

8. John Lennon precisava de cartões de sinalização para lembrar das suas próprias letras
John Lennon sempre teve problemas com letras. Paul McCartney muitas vezes se lembra de ver Lennon no palco cantando suas próprias palavras improvisadas para “Come Go With Me”, dos Del Vikings, no dia em que se conheceram em 1957. Querendo fazer as coisas razoavelmente corretas para o filme, os Beatles pediram ao assistente de escritório da Apple, Kevin Harrington, para se ajoelhar fora da visão da câmera e segurar uma folha de letra para “Dig a Pony”. Lennon ainda conseguiu um erro memorável durante “Don’t Let Me Down”, cantando algo como “And only reese we got the blootchy-koo”.

9. “One After 909” é uma das primeiras composições de Lennon-McCartney que os Beatles lançaram
Enquanto “I Call Your Name”, “What Goes On” e vários outros também disputam o título, “One After 909” é provavelmente o primeiro trabalho completo de composição de Lennon-McCartney lançado em um álbum original dos Beatles. Lennon afirmou que a escreveu quando tinha 17 anos com uma pequena ajuda de seu novo amigo, Paul McCartney. “Não é uma ótima música”, McCartney se lembrou em anos posteriores. “Mas é um grande favorito meu porque tem ótimas lembranças para mim de John e eu tentando escrever uma música blues de trem de carga”.

A banda gravou originalmente “One After 909” no EMI Studios durante as sessões de “From Me to You”, em março de 1963. Esta versão foi arquivada, mas a música foi ressuscitada seis anos depois para o projeto Get Back/Let It Be – como uma piada mais do que qualquer outra coisa. A versão ao vivo do show no terraço acabou no LP Let It Be, dando a “One After 909” sua tão esperada estreia pública no último álbum que lançaram.

10. Havia outras músicas tocadas no telhado naquele dia
Enquanto 21 minutos do show chegaram ao filme final de Let It Be, a performance real foi duas vezes mais longa. Durante o set de 42 minutos, os Beatles tocaram “One After 909”, duas versões completas de “Don’t Let Me Down”; “Dig a Pony” e “I’veGot a Feeling” e três versões de “Get Back” – além de várias tomadas incompletas, incluindo uma linha da canção folclórica irlandesa “Danny Boy”.

Além dessas, a banda lançou trechos de várias músicas que não entraram no corte de Let It Be. Estes incluem alguns compassos de “I Want You”, mais tarde lançado em Abbey Road, e linhas de “A Pretty Girl Is Like a Melody”. A mais completa dessas performances improvisadas é uma versão instrumental de “God Save the Queen”, tocada enquanto o engenheiro Alan Parsons trocava os rolos de fita. Eram pouco mais do que piadas, e nunca foram seriamente considerados para qualquer lançamento oficial… até agora, com o lançamento do Get Back.

11. A polícia não era tão ruim quanto se dizia
A tradição dos Beatles retrata a Polícia Metropolitana de Londres como o protótipo dos malvados azuis que interromperam à força um dos maiores momentos musicais da década de 1960. Até certo ponto, isso é verdade. Mas os bobbies na verdade deram bastante folga à banda. A Delegacia Central de Polícia de West End está localizada na 27 Savile Row – a poucos metros da sede da Apple. As autoridades obviamente devem ter ouvido a música rock alta flutuando pela rua. Janelas chacoalhavam, pisos balançavam e buzinas soavam devido aos engarrafamentos resultantes. Se quisesse, a polícia poderia ter ido até lá e fechado as coisas antes que a primeira música terminasse. Em vez disso, eles deixaram o show continuar por 42 minutos. Foi somente quando as reclamações de barulho começaram a chegar de empresas locais abafadas que eles se sentiram compelidos a agir.

Mesmo assim, eles deram aos Beatles e companhia um amplo aviso para se livrar de certas substâncias ilícitas que poderiam estar em cena. “Antes da batida, alguém ligou da delegacia de Savile Row dizendo: ‘Você tem 10 minutos'”, lembrou um funcionário da Apple. “Então, nós sabíamos que eles estavam vindo e todos estavam prontos para isso. Quando a polícia invadiu o prédio, havia todo um coro de banheiros sendo descarregados”. Crise evitada.

12. O set list pode ter ficado maior
Como o show foi interrompido pela polícia, os fãs passaram décadas teorizando que outras músicas – se houver – os Beatles poderiam ter tocado se tivessem continuado. Alguns estudiosos do rock com olhos de águia notaram equipamentos no fundo do conjunto de teto da Apple, que não foram usados, incluindo um teclado extra, uma guitarra lap-steel e o que parece ser um microfone de guitarra acústica posicionado por McCartney. Eram canções folk como “Two of Us”? McCartney iria experimentar algumas de suas baladas baseadas no piano como “Let It Be” e “The Long and Winding Road”? Poderia Lennon ter usado a guitarra lap-steel como fez em “For You Blue”, dando a Harrison seu primeiro (e único) vocal solo do dia?

É difícil saber com certeza. Alguns fãs acreditam que Harrison pediu que suas músicas não fossem tocadas no telhado naquele dia. Outros argumentam que esses números mais silenciosos teriam sido impossíveis de registrar no ambiente ventoso e descontrolado. Também parece improvável que os Beatles tivessem repetido tantas músicas se também pretendessem tocar outras. Mas por que os instrumentos extras? Talvez os roadies da banda tenham recebido instruções vagas para levar seus equipamentos até o telhado e simplesmente pegaram tudo o que encontraram. Até o momento, nenhum set list foi encontrado.

13. Billy Preston recebeu o único co-crédito oficial dos Beatles
Amigo dos Beatles desde a turnê pela Europa com Little Richard em 1962, Billy Preston é o convidado VIP de todo o projeto Get Back/Let It Be. As relações da banda haviam se deteriorado tanto que Harrison realmente desistiu das sessões, prometendo sair do grupo. Para limpar a cabeça, ele foi a um show de Ray Charles, onde Preston tocava órgão. Harrison o convidou de volta ao estúdio para tocar com o resto dos Beatles. Sua natureza calorosa acalmou as tensões e suas batidas no teclado adicionaram uma dose de emoção aos procedimentos anteriormente sombrios.

A contribuição musical de Preston em Let It Be fala por si. Lennon até fez lobby para fazer de Preston um membro fixo da banda – um verdadeiro quinto Beatle. “Já é ruim o suficiente com quatro!”, McCartney respondeu (isso aparece no Get Back). George chega a sugerir até mesmo a entrada de Bob Dylan na banda! Mesmo assim, sua importância foi reconhecida no lançamento do single “Get Back”, que é creditado a “The Beatles with Billy Preston”. Exceto reedições não autorizadas, foi a primeira vez que os Beatles creditaram alguém em seus discos dessa maneira.

Preston também gravaria com os Beatles em Abbey Road naquele verão, estabelecendo partes de teclado em “I Want You (She’s So Heavy)” e “Something”.

14. O local do concerto no terraço é agora uma Abercrombie & Fitch infantil
Os Beatles compraram 3 Savile Row em 1968 como sede da Apple Corps. Eles construíram um estúdio no porão, que usaram para gravar a segunda metade de suas sessões de Get Back/Let It Be. Harry Nilsson, Badfinger, Marc Bolan e outros também gravaram lá antes da Apple vender o prédio em 1976. Ele mudou de mãos várias vezes ao longo dos anos até ser comprado pela Abercrombie & Fitch em 2012. Uma loja de roupas infantis atualmente reside no andar térreo.

15. O último som que você ouve no último lançamento dos Beatles
Embora Abbey Road tenha sido o último álbum a ser gravado pelos quatro Beatles, Let It Be foi o último a ser lançado em maio de 1970, semanas após a separação do grupo ser manchete em todo o mundo. A capa preta deu uma qualidade fúnebre, e os fãs estudaram ansiosamente a mensagem de despedida do quarteto que definiu os anos sessenta.

Com “Ger Back”, a última faixa, chegando ao fim, pode-se ouvir o som da voz de John Lennon: “Gostaria de agradecer em nome do grupo e de nós mesmos, e espero que tenhamos passado na audição”. Foi uma observação discreta feita no final do show no terraço, zombando das muitas audições em que a banda falhou ao longo dos anos. Foi também uma humilde homenagem ao sucesso sem precedentes da banda – e, inadvertidamente, o epitáfio perfeito dos Beatles.

Editor

José Carlos Almeida

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