As bandas que dividem o cenário musical no mesmo período geralmente se conhecem pessoalmente e até mesmo constroem boas relações apesar da acirrada competição entre elas. As duas lendárias bandas de rock inglesas, The Beatles e The Who , que surgiram respectivamente no mundo da música em 1960 e 1964, foram objeto de algumas comparações, embora seus estilos diferissem ligeiramente entre si.
No entanto, os membros das duas bandas eram conhecidos por serem geralmente bons uns com os outros. O falecido baterista do The Who, Keith Moon, era um grande fã dos Beatles e amigo íntimo de seu baterista Ringo Starr. Enquanto o vocalista do Who, Roger Daltrey, geralmente fazia comentários positivos sobre os membros dos Beatles e sua música, houve uma época em que o guitarrista da banda, Pete Townshend, não estava totalmente feliz com a atitude de John Lennon em relação a ele.
Como foi a relação entre Pete Townshend e John Lennon?
Sendo conhecido por sua língua afiada, Pete Townshend criticou os Beatles várias vezes em suas entrevistas anteriores, alegando que a banda tinha música de baixa qualidade. Embora mais tarde ele tenha admitido seu amor pelos Beatles, o guitarrista ainda os rotulou como uma banda mais pop do que orientada para o rock and roll.
Em uma entrevista de 1982 à Rolling Stone, Pete Townshend foi perguntado se ele esteve em contato com John Lennon durante seu hiato de cinco anos na indústria da música e se ele gostava de sua música. O guitarrista disse que nunca conseguiu se conectar com os trabalhos solo de Lennon. Embora ele tenha gostado dos álbuns ‘Imagine’ e ‘Rock’n’Roll’, ele não era fã de seus esforços solo em geral.
Townshend revelou que ‘Strawberry Fields Forever’ dos Beatles era um dos seus favoritos de todos os tempos, mas ele ainda tinha sentimentos muito estranhos sobre os Beatles, já que eles eram muito remotos como estrelas. Ele disse que tinha bons relacionamentos com Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, mas não conseguiu construir a mesma conexão com John Lennon. Mais tarde, o guitarrista relembrou sua breve conversa telefônica.
Pete uma vez pediu a Lennon para se juntar a ele numa rodada de bebida para se conhecerem melhor. No entanto, o Beatle se recusou a sair com Townshend, dizendo que ele não gostava mais de beber e ficar bêbado. O guitarrista explicou que não era sua intenção criar uma cena assim, então ele foi mal interpretado por Lennon. Seguindo a atitude de Lennon, Pete Townshend não persistiu com seu desejo, e os dois nunca tiveram outra chance de formar um relacionamento próximo.
Pete Townshend disse sobre John Lennon e seus trabalhos solo
“Não, eu não gosto, realmente. Eu gostei muito dos álbuns ‘Rock’n’Roll’ e do álbum ‘Imagine’. Mas eu particularmente não gostei de suas coisas solo. Um dos meus discos favoritos de todos os tempos é ‘Strawberry Fields Forever’. Mas eu sempre tive sentimentos muito estranhos sobre os Beatles, porque para mim eles eram muito remotos, como estrelas, e possivelmente sempre serão. Conheço os membros restantes muito, muito bem. Tenho um bom relacionamento com Paul e Ringo, e vejo George ocasionalmente; ele é um pouco recluso, mas eu o vejo e me sinto perfeitamente relaxado com ele. Temos muito em comum, principalmente o interesse pelo misticismo e pela jardinagem, e moramos perto um do outro no campo. Mas John nunca. Falei com ele uma vez ao telefone. Eu estava hospedado no Pierre em Nova York – ele tinha uma suíte lá – e ele veio ao telefone, e nós batemos um papo rápido.
Eu disse: ‘Você gosta de uma bebida?’ Não significa. ‘Vamos ficar bêbados.’ E ele apenas disse: ‘Não, não, não. Eu simplesmente não gosto de nenhum tipo de cena como essa’. E eu disse, ‘Bem, que tipo de cena?’ Eu não estava sugerindo uma cena. Eu estava sugerindo nos reunirmos para uma bebida. E eu pensei então, você sabe, ‘Adeus, John.’. Talvez eu, como muitos outros, nunca devesse conhecê-lo”.
Aparentemente, Pete Townshend queria um relacionamento mais próximo com John Lennon, mas ele não insistiu nisso depois de se decepcionar com a rejeição do falecido astro de tomar uma bebida com ele. Embora o guitarrista tenha apenas insinuado ter uma conversa enquanto bebia, Lennon interpretou mal a situação ao assumir que Townshend queria passar uma noite louca ficando bêbado.
[Fonte: Rock Celebrities]