Há alguns meses temos ouvido rumores sobre uma possível nova turnê de Paul McCartney (noticiamos ontem mesmo as possíveis intenções de McCartney), mas agora é oficial! Paul McCartney acaba de anunciar a continuação da Got Back, a mesma mini-turnê com a qual passou cerca de dois meses fazendo shows nos EUA em 2022!
Eu sei que sua expectativa é de que tenhamos datas para o Brasil, mas por enquanto temos apenas notícias sobre a Austrália, onde ele deve começar a nova etapa da turnê; Nossa expectativa é de que tenhamos notícias sobre possíveis shows no Brasil ainda essa semana ou a próxima. A turnê começará agora em outubro e a expectativa é que seu próximo destino seja provavelmente o Brasil, entre outubro e dezembro ainda deste ano.
Para quem tiver interesse em assisti-lo ainda em outubro na Austrália, já temos seis datas marcadas que devem, muito provavelmente, ser as únicas em sua passagem por lá. Sendo assim, seguem as datas oficialmente anunciadas:
18 de outubro – Entertainment Centre, Adelaide.
21 de outubro – Marvel Stadium, Melbourne.
24 de outubro – McDonald Jones Stadium, Newcastle.
27 de outubro – Allianz Stadium, Sydney.
1 de novembro – Suncorp Stadium, Brisbane.
4 de novembro – Heritage Bank Stadium, Gold Coast.
As datas foram extraídas diretamente do site oficial de Paul. Apesar das datas oficialmente anunciadas no site, as pre-vendas aparentemente não abriram, ainda. Desse modo, não podemos tomar nenhuma conclusão sobre uma média de valores dos ingressos para cada setor do estádio.
Outra questão é: O que esperar do setlist dessa turnê?
Os melhores palpites vem de suas últimas apresentações da Got Back nos EUA, e também o set do Glastonbury Festival 2022. O setlist padrão foi:
Can’t Buy Me Love
Junior’s Farm
Letting Go
Got To Get You Into My Life
Come On To Me
Let Me Roll It / Foxey Lady
Getting Better
Let ‘Em In
My Valentine
Nineteen Hundred and Eighty-Five
Maybe I’m Amazed
I’ve Just Seen A Face
In Spite Of All The Danger
Love Me Do
Dance Tonight
Blackbird
Here Today
New
Lady Madonna
Fuh You
Being for the Benefit of Mr. Kite!
Something
Ob-La-Di, Ob-La-Da
You Never Give Me Your Money
She Came In Through the Bathroom Window
Get Back
I Saw Her Standing There
Band On The Run
I Wanna Be Your Man
Let It Be
Live And Let Die
Hey Jude
Encore / Bis:
I’ve Got A Feeling
Helter Skelter
Golden Slumbers
Carry That Weight
The End
Esse foi o setlist mais comum durante os shows de 2022, isso sem contar a participação de Bruce Springsteen no show em Glastonbury. Em alguns primeiros shows da turnê nos EUA ele também tocou uma faixa de seu álbum solo mais recente McCartney III chamada “Women And Wives”. Por ser uma faixa bem longa e bem lenta não parece ter chamado a atenção do público, fazendo com que Paul a removesse do repertório, assim continuando a turnê sem nenhuma faixa de seu último álbum, infelizmente.
Durante o show de tributo a Taylor Hawkins (ex-baterista da banda Foo Fighters que faleceu em 2022), Paul cantou uma faixa do álbum Abbey Road dos Beatles, “Oh! Darling!”, uma faixa que foi muito pedida por muitos fãs durante anos. Devido à limitação vocal causada por sua idade, ele contou com o apoio vocal de Chrissie Hynde, dos Pretenders. Muitos fãs se questionam se ele pretende, de algum modo, adicioná-la definitivamente ao repertório, ou se foi apenas uma única apresentação em homenagem a Taylor.
No momento, isso é tudo que temos de informações oficiais sobre essa nova turnê (ou mini-turnê) de Paul! Lembrando que há muitos anos ele parou de fazer mudanças muito radicais no seu set, muitas vezes não alterando sequer uma faixa de uma turnê para outra. Mas certamente alguns de nós gostaríamos de ver ele tocando não apenas mais clássicos dos Beatles, mas algumas faixas de seus mais recentes álbuns, Egypt Station (2018) e McCartney III (2020), sendo o McCartney III praticamente ignorado durante sua última turnê
Abaixo, confira o vídeo feito por Paul anunciando as novas datas na Austrália, publicado em seu perfil oficial do Instagram!
https://www.instagram.com/reel/CvX9_NRomcm/