John Lennon

Álbum Plastic Ono Band vai ser relançado em box de 8 CDs

Pouco depois de seu lançamento em 1970, John Lennon descreveu John Lennon/Plastic Ono Band como “a melhor coisa que já fiz”. Agora, 50 anos depois, o álbum está sendo relançado como um box Super Deluxe de oito discos, John Lennon/Plastic Ono Band – The Ultimate Collection.

O set, que chega em 16 de abril, apresenta 87 gravações inéditas e remixes em seis CDs e dois Blu-rays para 159 faixas e mais de 11 horas de música no total, incluindo mixagens de alta resolução e surround. Versões de disco único e duplo também estarão disponíveis. O conjunto Super Deluxe também inclui um livro, pôster e muito mais.

Supervisionado por Yoko Ono, o projeto incorpora quase todos os aspectos das colaborações para fazer John Lennon/Plastic Ono Band, junto com os singles da era não-álbum de Lennon “Give Peace a Chance”, “Cold Turkey” e “Instant Karma! (We All Shine On)”. O conjunto inclui demos, fitas de ensaio, conversas em estúdio e muito mais, oferecendo aos fãs uma visão abrangente da natureza complexa e às vezes conflitante do trabalho de estreia de Lennon pós- Beatles .

“O sonho acabou”, disse Lennon ao fundador da Rolling Stone, Jann Wenner, no início de 1971, cerca de um mês após o lançamento do álbum em dezembro de 1970. “Não estou falando apenas sobre os Beatles, estou falando sobre a coisa da geração. Acabou, e temos que – eu tenho que pessoalmente – descer para a chamada realidade”.

Além de um disco de “The Ultimate Mixes” das faixas originais do álbum, a caixa incluirá vários discos de outtakes, “Element Mixes”, demos, mixes brutos de estúdio e jams “Live and Improvised”.

Você pode assistir a um vídeo de unboxing do novo conjunto abaixo.

 

Quem é a Plastic Ono Band?
Para Lennon, voltar à realidade resultou em John Lennon/Plastic Ono Band. E embora o sonho dos Beatles possa ter acabado, ele ainda trouxe alguns colaboradores anteriores, incluindo o baterista Ringo Starr, o baixista Klaus Voorman e o produtor Phil Spector.

“Eu aprendi muito neste álbum, tecnicamente”, disse Lennon. “Eu não tive que aprender muito antes. Normalmente Paul [McCartney] e eu estaríamos ouvindo, e não teríamos que ouvir cada som individual. Mas como um conceito e como uma coisa toda, eu estou satisfeito, sim. É sobre isso, de verdade. Se eu fosse até o âmago da questão, me deixaria louco, mas eu realmente gosto”.

A reedição do box, no entanto, chega ao âmago da questão. A inclusão de várias gravações inéditas e tomadas de estúdio fornece uma camada adicional de arte a um álbum já muito amado por sua atitude desenfreada.

Uma montagem de áudio chamada “The Evolutionary Documentary” conduz os ouvintes por todas as músicas do álbum, detalhando o processo criativo desde a demo até a gravação principal. “Todas essas músicas simplesmente saíram de mim”, disse Lennon. “Não me sentei para pensar: ‘Vou escrever sobre minha mãe’. Não me sentei para pensar ‘Vou escrever sobre isso, aquilo ou aquilo’. Tudo saiu, como todos os melhores trabalhos que alguém já fez”.

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010