A aclamada fotógrafa americana, Annie Leibovitz, 63, esteve esta semana em Cannes, na França, dando uma palestra sobre sua carreira.
Questionada por jornalistas sobre sua famosa foto tirada de John Lennon e Yoko Ono no dia 8 de dezembro de 1980, apenas horas antes do assassinato de Lennon, Annie deu a seguinte declaração:
“Às vezes penso nessa fotografia como se fosse uma produção que durou 10 anos. Conheci John Lennon e Yoko Ono no início da minha carreira. Era 1980, e ele tinha acabado de finalizar o álbum Double Fantasy com Yoko. Eu tinha visto a capa, que era os dois se beijando. E pensei: ‘Oh meu Deus’. Eram os anos 80. O romance estava meio morto. Fiquei comovida com aquele beijo. Havia tanto naquela simples fotografia de um beijo. Então, para a foto que eu queria tirar, imaginei-os de alguma forma juntos. E não era difícil imaginá-los sem roupas, porque eles faziam isso o tempo todo. Mas o que aconteceu no último minuto foi que Yoko não quis tirar a roupa. Então, fomos em frente com a foto e aconteceu essa imagem muito marcante de Yoko vestida contra um John nu. E, claro, John foi assassinado mais tarde. É, de fato, um excelente exemplo de como as circunstâncias mudam uma fotografia. De repente, aquela foto tinha uma história. Você olha para a foto pensando que é o último beijo deles, ou que é a despedida entre eles. Pode-se pensar todo tipo de coisa sobre a foto. Acho incrível quando há uma grande quantidade de níveis para uma fotografia”.
Annie Leibovitz começou a trabalhar na revista Rolling Stone em 1970. Três anos mais tarde, tornou-se chefe de fotografia da publicação, permancendo no cargo até 1983. Seu estilo único de fotografar celebridades ajudar a definir o visual da revista, tornando Annie referência para diversos profissionais.
A famosa imagem faz parte da última sessão de fotográfica da qual John Lennon participou. Naquele dia, John cortou os cabelos num estilo rocker, fez as fotos com Leibovitz, concedeu uma longa entrevista à uma rádio americana e trabalhou no estúdio Hit Factory. Ao voltar para sua residência no Dakota, Lennon foi interceptado por um maníaco que o matou a tiros.
A foto que Annie tirou de John e Yoko estampou a capa da Rolling Stone em janeiro de 1981, assim como estava previsto, para ilustrar a entrevista que o casal deu à edição. Porém, o tom da revista foi de pesar por conta da tragédia, e a fotografia tornou-se histórica, sendo uma das mais conhecidas do mundo.
Comente