The Beatles

Associação entre os Beatles e a Disney é de muito antes do documentário Get Back

Notamos que vários de nossos leitores desaprovaram o fato da Disney+ ter exibido e distribuído o documentário “Get Back”, dos Beatles. Mas a associação entre a Walt Disney Company e os Beatles remonta de muito mais tempo. De Ringo Starr dizendo que não gostava do Pato Donald (ele não conseguia entender uma palavra do que Donald dizia nos desenhos), passando pelos Beatles como os abutres no desenho “O Livro da Selva”, a John Lennon acabando com os Beatles enquanto estava hospedado em um resort da Disney, Paul e Linda McCartney apresentando um especial da Disney e Stella McCartney desenhou as novas roupas da Minnie Mouse! As conexões são muitas.

Inspiração para Lennon – Em seu primeiro álbum no Reino Unido, George Harrison cantou o número de McCartney-Lennon “Do You Want To Know A Secret”, onde a letra de abertura de John foi inspirada em uma música de “Branca de Neve”, de Walt Disney, “Wishing well”: “Do you promise not to tell? When you’re standing by a wishing well, make a wish into the well, that’s all you have to do, and if you hear it echoing, your wish will soon come true”.

Ringo x Pato Donald – Em um questionário sobre gostos e ódios em 1963, Ringo colocou o Pato Donald na categoria “ódio”, porque ele não conseguia entender o que o pato estava dizendo. Em compensação, Ringo fez uma boa imitação do Pato Donald em um episódio de “Ready Steady Go” (ao lado da cantora/apresentadora Dusty Springfield). Alguém também enviou a Ringo um presente do Pato Donald e recebeu uma nota de agradecimento do baterista: Não conseguimos localizar uma foto de Ringo com o Pato Donald, mas ele também tinha uma figura de Pluto em casa.

Pluto – Falando em Pluto, foi em 1973 que Paul e Linda McCartney apareceram em um programa infantil da BBC chamado “Disney Time”. Paul sempre foi fã de histórias em quadrinhos e desenhos animados desde a infância, e os filmes de animação que ele produziu por conta própria são feitos para corresponder aos padrões dos desenhos animados da Disney.

Os Quatro Abutres de Liverpool – Durante a produção de “The Jungle Book”, a equipe de desenvolvimento pensou na famosa banda para dar voz aos quatro abutres: Buzzie, Flaps, Ziggy e Dizzy. O empresário da banda, Brian Epstein, estava conversando com os estúdios da Disney sobre os Beatles aparecerem no filme, e a Disney fez com que seus animadores criassem os Abutres especificamente para serem dublados pela banda. Supostamente, foi Lennon quem vetou a aparição e respondeu a Epstein que ele deveria dizer à Disney que seria melhor contratar Elvis Presley. O filme final apresenta os abutres com moptops e sotaques de Liverpool, dublados por J. Pat O’Malley, Digby Wolfe, Lord Tim Hudson e Chat Stuart.

Na Disneylândia – John Lennon visitou a Disneylândia na Califórnia em 1973 e a Disney World na Flórida em 1974. Ele assinou a papelada que dissolveu oficialmente os Beatles no Polynesian Village Resort da Disney em 29 de dezembro de 1974. Visitar um ou outro resort da Disney é, claro, algo que todos já fizeram – uma ou mais vezes. Aqui está uma foto rara de George Harrison visitando a Disneylândia, junto com Eric Idle do Monty Python e Derek Taylor com sua família em 1979. Em meados dos anos setenta, Ringo levou seus filhos para a Disneylândia.

Ringo e Pinóquio – Em 1988, Ringo Starr foi um dos artistas participantes do álbum “Stay Awake: Various Interpretations of Music from Vintage Disney Films”, onde artistas contemporâneos cantaram músicas conhecidas da Disney Films. Ringo e Herb Alpert contribuíram com “When You Wish Upon A Star”, de Pinóquio.

Do Rio a Liverpool – Nos anos noventa, Paul e Ringo apareceram em alguns especiais de TV que foram distribuídos pelo Disney Channel nos EUA, sob o título “Going Home”. O filme MPL auto-produzido de Paul “From Rio to Liverpool” (1990) seguiu sua então turnê mundial entre essas cidades, e o especial de Ringo (1993) o apresentou andando pelas ruas de Liverpool com seu filho Jason e seu padrasto Harry Graves, intercalado com clipes de sua apresentação com a All-Starr Band no Liverpool Empire.

Pepperdoc – Entre estes, em 1992, um show especial de Southbank sobre a produção de “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band” foi ao ar no Disney Channel nos EUA, mas as referências a drogas foram removidas daquela exibição pela Disney.

O Submarino que afundou – Em 2009, a Disney deu grandes passos para refazer o filme dos Beatles de 1968, “Yellow Submarine”. A Disney e a Apple Corps anunciaram um remake animado de captura de movimento CGI do filme, a ser dirigido por Robert Zemeckis através de seu estúdio, ImageMovers Digital. A performance de captura de movimento dos Beatles foi planejada para ser realizada por uma banda de tributo aos Beatles baseada na Califórnia, The Fab Four, que se apresentava regularmente no Tomorrowland Terrace da Disneyland, no início dos anos 2000. Mas devido aos fracassos de bilheteria de dois filmes da ImageMovers – “A Christmas Carol” e “Mars Needs Moms” – a ImageMovers fechou e o projeto do filme foi cancelado pouco depois, em 2011.

Paul em filme e doc – Paul McCartney atuou na sequência de “Piratas do Caribe” produzida pela Disney, “Dead Men Tell No Tales” em 2017, cantando “Maggie May” de uma cela de prisão. Além da atual colaboração sobre “The Beatles Get Back”, Paul McCartney também apareceu em outra produção do Disney+ em 2021, “McCartney 3, 2, 1”, onde foi entrevistado pelo produtor musical Rick Rubin.

Stella – Essa é quentinha, do começo de 2022: Stella McCartney acaba de desenvolver um modelito de pijama para nada menos que Minnie Mouse!

Assuntos:

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010