Há uma iniciativa de petição para Paul McCartney e a gravadora UMG para liberar o show de Paul em 2008 na Ucrânia para beneficiar os refugiados ucranianos.
No sábado, 14 de junho de 2008, mais de 350.000 espectadores enfrentaram condições climáticas adversas quando Paul McCartney fez o maior show da história da Ucrânia. Foi a convite da Fundação Victor Pinchuk que Paul McCartney realizou um concerto gratuito na Praça da Independência, Kiev, Ucrânia. O evento recebeu o nome de Independence Concert.
Para este concerto, Paul ressuscitou pela primeira vez ao vivo no palco a faixa do álbum Band on the run “Mrs. Vandebilt ”, que havia sido uma música muito popular nas rádios da região, nos anos setenta.
O show especial de Paul foi transmitido ao vivo pela Novy TV. Este emocionante evento foi visto como simbólico por várias gerações de ucranianos. Permitiu que pessoas de diferentes etnias e religiões, preferências políticas e orientações geopolíticas se reunissem em torno das ideias de paz, amor e unidade; as mesmas ideias que Paul McCartney com os Beatles ajudou a trazer ao mundo. O Concerto da Independência foi uma iniciativa social independente que visava fortalecer a confiança e a compreensão na sociedade ucraniana.
A multidão encheu todas as ruas ao redor da praça e o show foi exibido por toda a cidade em telões especialmente montados para este evento. O concerto também foi transmitido ao vivo para seis grandes cidades (Kharkiv, Dnipropetrovshchyna, Sevastopol, Lviv, Donećk e Odesa) em toda a Ucrânia, onde mais de 195.000 pessoas saíram para assistir ao show. Juntamente com a transmissão de TV, estima-se que a quantidade total de pessoas que assistiram ao Concerto da Independência na Ucrânia foi superior a 10 milhões. Paul fez apenas quatro shows em 2008, todos grandes eventos: Liverpool, Kiev, Quebec e Tel Aviv.
Agora, quase quatorze anos depois, Henrik da Dinamarca apelou ao Universal Music Group e a Paul McCartney para liberar o Concerto da Independência em ajuda à Ucrânia: “Paul poderia lançar ‘Give Ireland Back to the Irish’ e ‘Freedom’, George poderia lançar ‘Bangladesh’ e John poderia lançar ‘Power to the People’ e ‘Give Peace a Chance’, por que não isso? Combinado com os concertos (e lançamentos de filmes) beneficiando Bangladesh e Kampuchea, há um precedente para uma postura política ativa”.
O Concerto da Independência de Paul McCartney em Kiev foi lançado na íntegra por contrabandistas em CD e DVD em 2008. Clipes do show estão circulando livremente no YouTube, e um desses clipes foi compartilhado nas mídias sociais recentemente, ou seja, Paul cantando um medley de Um Dia Na Vida/Dê Uma Chance à Paz.