Claudia Antunes
Todo fã gostaria de ter em mãos um histórico ingresso de um show dos Beatles, ou mesmo o set list de uma apresentação do Nirvana escrito à mão pelo próprio Kurt Cobain. A coleção Tesouros da Música, lançada pela editora Lafonte, agora reproduz fielmente essas e outras raridades das duas bandas de rock.
A coleção, que já contava com outras duas publicações – “Tesouros do Led Zepellin” e “40 anos do Queen” -, propõe uma imersão tátil na história desses grupos.
No título dos Beatles, escrito pelo músico inglês Terry Burrows, o foco é na década de 1960, mas o livro começa em 1957, com a primeira apresentação do The Quarrymen, composto por John, Paul e George. A obra acompanha a evolução da banda, reunindo raros registros fotográficos, assim como entrevistas de personalidades marcantes da história do grupo, como a do empresário Brian Epstein.
Entre os textos, há histórias e curiosidades sobre as origens de certas canções. O livro ainda apresenta encartes com reproduções em tamanho original de set lists, cartões postais e ingressos de shows da época.
No volume sobre o Nirvana, a mesma premissa é utilizada. A obra é assinada pela jornalista americana Gillian G. Gaar, responsável por outras publicações sobre a banda: “Entertain Us: The Rise of Nirvana”, “Nirvana’s in Utero” e “The Rough Guide to Nirvana”.
No novo livro, Gillian repassa a trajetória do grupo desde seu início, no fim dos anos 1980. Ela intercala imagens raras, como a casa na qual Kurt Cobain passou a infância, entrevistas e a história da concepção de imagens icônicas da banda, caso da foto de um bebê na piscina que ilustra a capa do CD “Nevermind” (1991).
– –
Coleção Tesouros da Música Lafonte. 64 págs. R$ 150 cada.
Comente