Muitas pessoas, principalmente quem cresceu durante os anos 70, têm como referência as coletâneas “1962-1966” e “1967-1970”, ou Red & Blue (vermelha e azul). De fato, elas são muito importantes, principalmente por conterem tanto as famosas músicas quanto um “Lado B” ou outro, como “Old Brown Shoe”, por exemplo.
Recentemente, Paul McCartney, Ringo Starr e Giles Martin (atual produtor dos Beatles) confirmaram que uma “nova música” dos Beatles está para ser lançada, e que tem feito os preparativos finais. Mas afinal, como ela sairá? Streaming? CD? Vinil? Essa é uma das questões que vamos abordar nessa matéria.
Não é surpresa que desde os anos 90, mais especificamente a produção da coleção Anthology, Paul mostrou fascínio pela composição “Now And Then”, demo inacabada de John Lennon. O trio até começou a trabalhar nela para ser a abertura do terceiro volume (Anthology 3), mas diferentemente de “Free As A Bird” e “Real Love”, George não teria gostado dela nem um pouco, obrigando Paul a cancelar a gravação dela na ocasião. Em uma certa entrevista anos depois Paul teria dito que a terminaria em algum momento, que era uma vontade particular dele.
Desde então, várias versões falsas (ou ‘outfakes’, como são chamadas nos fóruns) tem surgido na internet. Algumas péssimas, e outras que fariam qualquer desavisado acreditar que são de fato versões excluídas pelo trio. Mas não se engane! Eles nunca terminaram de fato essa música, até esse ano.
Meses atrás Paul deu uma pista sobre uma “nova faixa” dos Beatles por vir, e pouco tempo após, Ringo confirmou abertamente estarem trabalhando de fato em uma nova e última “faixa inédita” dos Beatles e também revelou abertamente ser então “Now And Then” de John Lennon. Giles rapidamente foi consultado sobre, e logicamente confirmou o projeto. Até deu alguns detalhes para um convidado que teria supostamente tido acesso ao material nos estúdios da Abbey Road, em Londres.
Durante uma turnê no Reino Unido, os mágicos americanos Penn Jillette and Teller fizeram um show em Londres, recebendo inesperadamente Giles Martin em sua plateia; Giles teria tido uma conversa com Jillette após o show e o convidado para visitar as instalações da Abbey Road Studios.
Nessa visita, Giles teria mostrado detalhes do estúdio para Jillette, mostrado o andamento sobre o projeto de “Now And Then” e também dito alguns detalhes sobre como seria feito o lançamento do novo material. Penn [Jillette] nunca foi grande expert em Beatles, e certamente pode ter confundido algumas informações durante um episódio de seu podcast, que já se encontra deletado das plataformas digitais. Confira o que Jillette disse sobre o projeto:
- Há uma guitarra de George, gravada durante o curto período em que trabalharam na faixa durante o Anthology.
- Um novo vocal de Paul foi inserido, utilizando IA (Inteligência Artificial) para deixa-lo mais jovem; Provavelmente com um timbre de voz similar ao dos anos 90 (época em que o Anthology foi preparado)
- Os backing vocals de John, Paul e George em “Because” foram reutilizados como backing vocals para “Now And Then”.
- A música terá adições (overdubs) de orquestra e metais.
- Aparentemente Ringo não queria gravar a bateria, inicialmente. Mas eventualmente ele veio a concordar em gravar.
- O formato de lançamento da nova faixa será através de uma relançamento das coletâneas “azul e vermelha” de 1973, que serão completamente remixadas.
Apesar do que foi dito por Jillette, ele pode ter confundido algumas informações que já tínhamos antes:
- Ringo já havia confirmado que George tocava guitarra na faixa, gravada pouco antes dele desistir da música e a chamar de “lixo”.
- De alguns anos para cá, Paul tem usado um pouco de autotune em uma faixa ou outra. Talvez a ideia de Jillette de que fosse um IA para alterar a voz seja apenas uma confusão que ele teve de última hora.
- Um YouTuber chamado Iamaphoney já fez isso anteriormente (duas vezes até 2009, e uma terceira versão ainda esse mês). A descrição do que o YouTuber fez bate perfeitamente com a descrição de Jillette, colocando dúvidas cruciais no que ele contou em seu podcast. Além de tudo isso, nós sabemos que Paul e George já haviam gravado pelo menos um take (ou “tomada”, em português) de backing vocals para a faixa ainda nos anos 90.
- Recentemente Ringo revelou que Paul e Giles viajaram para Los Angeles para trabalhar em um arranjo de cordas para a música, o que confirma o que Jillette disse.
- Muito provavelmente foi Giles quem pediu para Ringo gravar a bateria, e por isso deve ter inicialmente recusado. Ringo confirmou também que foi para Paul que ele confirmou a participação na bateria, dando a entender que Ringo só confiou no potencial do projeto quando provavelmente Paul o convenceu a participar.
Não seria nenhuma surpresa se um relançamento especial e remixado das coletâneas fosse confirmado, aliás, elas completaram 50 anos esse ano. Além de tudo, o novo software de Peter Jackson tem sido amplamente usado para criar separações artificiais de alguns instrumentos que foram inicialmente gravados juntos em uma única trilha. O software foi amplamente usado no documentário “Get Back”, de 2021, e também na Super Deluxe Edition do álbum Revolver, que também foi remixado. Apesar do software criado por P. Jackson, atualmente conhecido como “MAL”, ter sido muito benéfico e bem utilizado no documentário “Get Back”, fãs mais técnicos e atentos às novas técnicas de engenharia e manipulação de áudio tem questionado seriamente o modo em que Giles Martin tem utilizado o software, alegando falhas e falta de dedicação por parte do produtor.
Nenhuma data foi oficialmente divulgada até agora, mas se especula em 29 de setembro de 2023. Abaixo, confira o terceiro fan-mix de “Now And Then” (sob o título “I Know It’s True”) feito pelo youtuber Iamaphoney e lançado dias atrás.