Com a chegada da Internet, principalmente das redes sociais, um dos principais itens de divulgação de shows e eventos são os famosos “flyers”, enviados para Deus e o mundo através de E-mails, Facebook, Instagram, blogs, sites e outros veículos.
Embora originalmente os flyers sejam miniaturas dos cartazes (eles já existiam antes da Internet, eram passados de mão-em-mão), para os tempos atuais, convém às bandas, artistas e produtores criarem flyers em formatos especialmente bolados para esses envios. E qual o formato ideal?
Arquivo
No que diz respeito ao formato do arquivo, o ideal é salvar os flyers em JPG, pois esse se tornou o formato padrão para fotos e qualquer material gráfico para publicidade na Internet, por serem leves e rápidos de enviar. Se houver como, salve com a qualidade 90%, pois isso garantirá mais leveza, sem alterar o visual do trabalho. O programa ideal para essas criações é o Corel Draw, além dos óbvios Adobe Photoshop e o Adobe Fireworks, mas existem outros.
Imagem
Quanto ao formato da imagem em si (as medidas), é comum se fazer de forma retangular vertical, como os cartazes. No entanto, o ideal para os novos tempos é mesmo o quadrado exato (altura e largura iguais) ou até mesmo levemente horizontal (como uma folha A4 deitada). Desta forma, o trabalho se encaixa perfeitamente nos campos de leitura de e-mail, sem precisar rolar a barrinha pra baixo ou redimensionar. No Facebook, então, representa uma grande vantagem, pois eles aparecem em tamanho maior do que os verticais – que são os mais redimensionados para caber no espaço disponível. Na linha do tempo, uma imagem quadrada também se encaixa perfeitamente e, vale também lembrar, no poderoso Instagram os thumbnails são quase sempre criados em forma quadrada. Vou chutar uma dimensão boa: 640×480 pixels (largura x altura) ou 480×480 para a versão quadrada.
ERROS COMUNS
Arquivos grandes demais
Um erro recorrente é enviar arquivos grandes, alguns até em alta resulução, por e-mail. Isso é mortal, pois muitos deletam a mensagem sem nem mesmo ler. O ideal é que o arquivo JPG do flyer tenha no máximo 50Kb. Pode até superar mas convém evitar tamanhos muito superiores a isso. Muita gente ainda acessa a Internet de conexões lentas, portanto seja econômico nos arquivos.
Qual a cidade?
Outro erro muito comum por algumas bandas e produtores é simplesmente se esquecer de colocar o nome da CIDADE onde o evento será realizado. Com a Internet, é bem provável que a grande maioria das pessoas que visualizarem essa propaganda serão de outras localidades. Elas, quase na totalidade, ficam “boiando”, sem saber onde o evento será realizado.
Informação demais
Evite também explicar tudo sobre o evento naquele pequeno pedaço de publicidade. O ideal é que as informações mais básicas (programação visual, título, artistas, horário, local, atrações, preço etc) sejam incluidos com letras grandes o suficiente para não se tornarem ininteligíveis quando redimensionado. Todo flyer deve (ou deveria) ser ligado a uma página com todas as informações e detalhes.
Spam Não!!!
E aqui vai o mais mortal dos erros, o maior de todos: NUNCA ENVIE SPAM. O recebimento de mensagens não solicitadas causa um aborrecimento nas pessoas, capaz de criar um anti-marketing para o artista ou evento. Sempre se certifique que está mandando essa publicidade para quem realmente irá apreciar recebê-la.
Nas próximas atualizações, lançaremos um resumo dos melhores programas gráficos para a criação de peças publicitárias, de maneira fácil e rápida. Até lá e boa sorte!
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