Uma coisa muito importante no esforço pelo sucesso de um evento de banda cover é a divulgação prévia do mesmo, tanto na Internet quanto em veículos impressos, televisivos e radiofônicos. Bolamos aqui um pequeno roteiro de dicas que certamente deverá ajudar aqueles que pretendem entrar ou já estão “na estrada”.
1 – Sempre produza o release para e-mail em TEXTO PURO, evitando as formatações de fontes características dos editores como o Word. Com o texto puro nas mãos, os webdesigners, blogueiros e jornalistas manipulam melhor e mais rapidamente o conteúdo, na hora de formatá-los aos seus veículos de informação.
2 – Evite com todas as forças ESCREVER TEXTOS EM CAIXA ALTA, pois além ferir os conceitos da chamada netiqueta, causa uma poluição visual capaz de tornar sua mensagem ininteligível.
3 – Um bom texto de divulgação, para realmente ser informativo, deve conter:
– Título curto e direto, com no máximo 10 palavras
– Lead (pequeno resumo do evento, localizado logo abaixo do título)
– Texto explicativo com no máximo 4 parágrafos, no qual a banda faz basicamente um resumo da sua história, o conceito do evento, os integrantes (e equipe técnica) e as informações de horário e local.
– Flyer (o cartaz do evento em jpg) ou foto da banda, no máximo 3 arquivos em média resolução (não precisa ser alta).
– Serviço (resumo com informações mais básicas, como título, horário, local, preço do ingresso etc). Importante não cometer um erro que já está se tornando comum, que é o de omitir o nome da cidade, tanto no flyer quanto no texto.
– Contatos (todas as formas em que se possa obter mais informações sobre o evento. Ex: site, e-mail, telefone e link do Facebook)
4 – O review de evento não é o lugar ideal para grandes textos contando tudo sobre a banda, nem para conter todos os contatos (apenas os principais). A mensagem deve ser curta, direta e específica sobre o evento. Caso o leitor queira mais informações, clicará e verá no site oficial ou qualquer link divulgado pelo grupo.
5 – É interessante também evitar expressões auto-referentes e provocativas, como por exemplo “a maior banda do lugar tal” ou “a única a fazer tal coisa”. Para fortalecer o movimento das bandas cover, é importante termos união, ética e companheirismo.
6 – Capriche na arte do cartaz ou flyer, se possível contratando um designer profissional. Um bom layout tem o poder de criar um interesse instantâneo, assim como um trabalho feio pode causar rejeição de forma igualmente rápida. Ah, e faça sempre uma versão em tamanho quadrado, para ser postado no Facebook, Instagram e outras redes sem cortes no layout.
7 – Antes de divulgar, faça mais de uma camada de correções ortográficas, principalmente em textos que contenham expressões, frases e palavras em outros idiomas. Também vale a pena ter um cuidado especial na revisão das informações importantes, como datas, horários e contatos. Tenha em mente que, para alguns veículos (sobretudo os impressos), a publicação é definitiva e sem chances de correções posteriores.
8 – Nunca deixe de citar os parceiros importantes do seu evento, como produtores, casas de shows, patrocinadores, apoiadores, convidados e técnicos. É bom que tanto os músicos quanto o público saibam que um espetáculo não é formado apenas por aqueles que sobem ao palco. Essa camaradagem pode render novos parceiros e ajuda a manter os antigos.
9 – Porém, ao seguir a dica acima, certifique-se da permissão de cada empresa, entidade ou pessoa, caso reproduza logotipos e fotos. Isso evita contratempos, constrangimento e choques de interesses.
10 – Sempre envie seus reviews por e-mails individuais. Evite enviar para dois remetentes ao mesmo tempo, para não correr risco de ser isolado por filtros anti-spam. Também evite enviar anexos grandes, com mais de 1Mb (muita gente ainda tem conexão lenta), para garantir que sua mensagem sempre será bem recebida. E sobretudo, nunca… NUNCA envie spam (e-mails não solicitados em massa).
11 – Outro erro comum cometido por alguns artistas é enviar, anexados aos e-mails, arquivos de mp3 e até mesmo de vídeo. Nunca faça isso! Se for para divulgar áudio e vídeo, faça-o através de links para o Youtube, site oficial ou redes sociais, mas nunca em anexo.
12 – Muitas bandas são formadas por músicos talentosíssimos, mas sem muito talento de marketing, publicidade e redação. Se você está nesse grupo, não pense duas vezes antes de solicitar ajuda de amigos e parceiros mais experientes e, na medida do possível, contrate profissionais para essa função de criar releases, reviews, fotos, vídeos e layouts. Um trabalho gráfico e publicitário profissional pode alavancar a sua carreira. Anúncios pagos em sites estratégicos também são bem vindos.
Abaixo, um exemplo de um release de evento, feito para uma banda cover fictícia que criamos.
Beatles Brasil Cover em Ibituara/MG dia 25
Pela primeira vez, a Banda carapatinguense se apresenta na cidade vizinha de Ibituara. Vai dar Beatles!
A bela cidade de Ibituara, Minas Gerais, receberá uma das principais bandas cover mineiras, em um evento que promete ser inesquecível para os fãs dali. Trata-se da banda Beatles Brasil Cover, que fará uma apresentação no dia 25 de Fevereiro, em homenagem ao beatle George Harrison, no Clube Social de Ibituara. O evento promete ser emocionante e inesquecível.
A Beatles Brasil Cover existe desde o ano de 2006, quando quatro amigos de Carapatinga, sul de Minas Gerais, resolveram unir forças em torno do seu interesse comum, o amor pelos Beatles e por suas belas músicas. Desde então, a banda formada por Rodrigo César Filho (John Lennon), Pedro Matos (Paul McCartney), Ivan Machado (George Harrison) e Hélio Mendes (Ringo Starr), com a participação do tecladista Caio Mendes, vem se apresentando regularmente no Espaço Livre Bar, além de diversos eventos de formaturas, aniversários e bailes.
O trabalho da Beatles Brasil Cover tem enfoque na precisão dos arranjos originais, tentando soar o mais próximo possível do som que ouvimos nos CDs dos Beatles. Para isso, faz ensaios constantes e utiliza instrumentos com as mesmas marcas. Nos shows, não apresentam figurinos caracterizando cada fase, ou qualquer tipo de indumentária (perucas e cenários diferentes, por exemplo). Mas tocam músicas de todas as fases dos Beatles, além de várias dos repertórios das carreiras solo.
SERVIÇO
Beatles Again Cover no Clube Social de Ibituara/MG
Local:
Clube Social de Ibituara
Rua José Monstans, 60, Centro, Ibituara/MG
Data:
25 de Fevereiro de 2012
Horário:
21h30
Ingresso:
R$20,00
Apoio:
RM Celular
Hotel Sonho de Verão
Restaurante Galo Vermelho
Realização:
M31 Eventos
Mais informações:
www.beatlesbrasilcover.com.br
(41) 9132-1980
http://www.facebook.com/pages/Portal-Beatles-Brasil/261612750544893
Resumindo: contrate um bom jornalista