The Beatles

Ouça aqui: demo inédita de “What Goes On” gravada por John e Paul em 1963

Ringo Starr em 1965.

A música “What Goes On” já é conhecida por todos, ou pelo menos a maioria, dos fãs dos Beatles por ser a oitava faixa (ou primeira do lado B) do segundo álbum de 1965, o Rubber Soul. Porém, nem todos sabem que ela na verdade foi composta durante os primeiros anos da banda, ainda como The Quarrymen, já fruto da parceria de John Lennon e Paul McCartney; Ringo apenas entraria nessa parceria anos depois em 1965 por “algo em torno de cinco palavras”, como ele mesmo disse.

Paul, Ringo e John em 1965.

Um trecho da demo só surgiu em 2012, quando a família de George Harrison a vendeu para a casa de leilão Bonham por US$ 8,4 mil. A gravação já é, por lei britânica, de domínio público por não ter sido lançada dentro de 50 anos após sua gravação.

John tocando seu violão em um quarto de hotel em Paris, 16 de Janeiro de 1964.

“Aquele era um Lennon jovem, escrevendo antes do Beatles, quando nos chamávamos Quarrymen ou algo assim. E foi ressuscitada tempos depois, provavelmente com a ajuda do Paul, que queria dar uma música ao Ringo. E também para usar o material, já que eu nunca gostei de desperdiçar nada.”

-John Lennon, em The Beatles Encyclopedia: Everything Fab Four, de Kenneth Womack.

A proposta original era que a música fosse gravada já em março de 1963, mas isso nunca aconteceu e acabou na “geladeira” até 1965. A faixa parece já ter sido oferecida à Apple Corps e pode (ou não) ser incluída numa possível Super Deluxe Edition, ou SDE, do álbum Rubber Soul que, de acordo com boatos, deve sair ainda esse ano.

Selo do disco demo original de 1963, pela Dick James Music Limited.

Além da primeira preview lançada em 2012, outros trechos também foram compartilhados ao longo de 2021 e 2022. Um usuário de um fórum online dedicado unicamente aos Beatles decidiu então reunir todos os fragmentos disponíveis, formando um único áudio de quase 50 segundos, e o disponibilizou na internet, nos dando então uma ideia de como essa demo deve soar ao todo (ou quase).

Apesar de alguns trechos com narração por cima, a faixa tem no geral uma boa qualidade e pode ser ouvida abaixo:

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010