Encontra-se em tramitação um projeto proposto pelo deputado Ricardo Izar, do PSDC, apresentado em 31/10/2012, que tentará oficializar no Brasil um projeto inspirado em um acampanha muito conhecida de nós, que acompanhamos Paul McCartney: a Segunda Sem Carne.
Este projeto de lei proibirá o oferecimento de carne nas segundas-feiras em todas as cantinas, restaurantes, bares, escolas, lanchonetes e refeitórios localizados em órgãos públicos. Os restaurantes, bares, refeitório, lanchonetes e estabelecimentos similares deverão obrigatoriamente afixar em local de fácil visibilidade ao consumidor um cardápio específico, sem carne ou seus derivados. Os hospitais públicos e unidades de saúde pública não são obrigados a cumprir esta lei, sendo facultativa a adoção desta medida.
O Governo promoverá campanha educativa nos meios de comunicação, para esclarecer sobre os benefícios de se retirar a carne do cardápio, assim como sobre os deveres, proibições e sanções impostos por esta lei. Segundo o deputado, há pesquisas que mostram que os brasileiros consomem mais carne vermelha do que deveria, o que prejudica a saúde da população. Ele defende a necessidade de criar políticas públicas para evitar prejuízos à saúde e ao meio ambiente.
Comente