The Beatles

Dois setlists manuscritos dos Beatles serão leiloados

Duas das oito setlists manuscritas que existem da curta carreira dos Beatles serão leiloadas pela Bonham’s em 28 de outubro. Cada um dos altamente cobiçados artefatos manuscritos é estimado entre $150.000 e $250.000 (dólares).

O primeiro dos dois remonta a 1960 – um concerto no Grosvenor Ballroom em Liscard, Inglaterra. Paul McCartney anotou uma lista composta principalmente de covers, incluindo “Lucille”, “Long Tall Sally” e “Tutti Frutti”, de Little Richard, ao lado de “I Don’t Care If The Sun Don’t Shine”, de Elvis Presley. Outros covers, como “Honey Don’t”, de Carl Perkins, e “Little Queenie”, de Chuck Berry, encheram os espaços, deixando tempo para apenas alguns originais. A canção dos Beatles, “One After 909”, estava na lista – embora não fosse lançada até o álbum dos Beatles de 1970, Let It Be. “Nesse ponto, os Beatles estavam prestes a se tornar uma banda no sentido mais verdadeiro”, disse o especialista sênior de cultura popular da Bonham, Howard Kramer, à Rolling Stone. “Quando esses shows aconteceram, Pete Best ainda não tinha entrado na banda e o primeiro compromisso em Hamburgo estava a cerca de dois meses. Logo, não havia como voltar atrás”.

O segundo setlist é de alguns anos depois, em abril de 1963. Também escrita por McCartney, a lista de 10 faixas é apenas um dos dois sets que a banda tocou em Luton, no Majestic Ballroom da Inglaterra. Como a primeira lista, esta também inclui “Long Tall Sally”, de Little Richard, bem como alguns outros covers, como “Sweet Little Sixteen”, de Berry, e “A Shot of Rhythm and Blues”, de Arthur Alexander. Mas, em comparação com o show de 1960, o set de 1963 vê a banda preenchendo este tão desejado papel como artistas pop amados, com mais músicas originais, como “I Saw Her Standing There”, “From Me to You” e “Thank You Girl”.

A banda que muda de forma só se apresentou por mais 3 anos depois que o segundo setlist foi escrito. Os Beatles se aposentaram da estrada em 1966, e a grande maioria de seus mais de 1.000 shows foi realizada antes de alcançarem aclamação global. Essa escassez é o que torna essas setlists tão interessantes. “A carreira dos Beatles foi relativamente curta e há muito poucos itens físicos tangíveis usados ​​diretamente pela banda, que se tornaram disponíveis ao público”, diz Kramer. “Os Beatles ainda são o grupo musical mais colecionável, e esses dois documentos revelam seu funcionamento interno”.

Assuntos:

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010