Ringo Starr começa hoje sua terceira turnê pelo Brasil, com show em São Paulo. Traz no avião sua All-Starr Band, composta de bons instrumentistas de grupos de sucesso entre os anos 1970 e 1990. Ele esteve no País em 2011 e 2013. Optou por essa regularidade bienal, enquanto seu parceiro nos Beatles radicalizou: Paul McCartney tocou anualmente para os brasileiros entre 2010 e 2014.
Impossível compará-los. Paul lota estádios com sucessos do repertório da maior banda da história e de sua consagrada carreira-solo. Ringo se apresenta em casas menores e mostra show híbrido, com muitas músicas alheias nas quais ele assume apenas o papel de baterista.
Todos gostam de Ringo, que fez mais pelos Beatles mantendo unidos os colegas de ego grande a cada briga do que sentado na bateria. Um show dele, aos 74 anos, nunca deixará de ser uma celebração, de ser a chance para várias gerações olharem de perto para um Beatle.
Álbum
Ele vai lançar no dia 31 de março seu 18º álbum-solo, “Postcards from Paradise”. No entanto, os shows no Brasil devem ter apenas quatro canções de sua fase depois da separação dos Beatles: “Anthem”, Wings”, “Photograph” e “It Don’t Come Easy”.
Do repertório do famoso quarteto, ele costuma cantar oito músicas, todas em que ele fazia o vocal nas gravações dos álbuns da banda. Algumas são originais do grupo, como “I Wanna Be Your Man” e “Yellow Submarine”, e outras são covers que a banda gravou, como “Act Naturally”, single de Buck Owens & His Buckaroos.
No resto do show, Ringo abre espaço para os amigos de sua All-Starr Band, que teve várias formações desde 1989, sempre com ex-integrantes de bandas notórias.
Músicos
Hoje ela traz Todd Rundgren (de longa carreira-solo e com a banda Utopia), Steve Lukather (Toto), Richard Page (Mr. Mister) e Gregg Rolie (Santana). Ringo passa para a bateria e o show ganha momentos de revival de rádio FM, principalmente com hits como “Rosanna” (Toto) e “Broken Wings” (Mr. Mister).
O carisma de Ringo garante a simpatia do público, mesmo com alguns narizes torcidos na plateia. O que vale é a festa e seu anfitrião ilustre.
Ainda há ingressos para o show. Ringo se apresenta também no Rio, na amanhã.
Comente