Paul McCartney

Entrevista com Paul McCartney sobre o álbum McCartney III

40 anos depois de seu último álbum solo DIY [Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo], Paul McCartney está finalmente lançando McCartney III. Em sua primeira entrevista sobre o projeto, ele contou o site Loud and Quiet sobre seus temas, como isso o ajudou a superar o isolamento e por que está chegando agora.

Dos 17 álbuns solo de Paul McCartney, são seus dois homônimos que contêm mais mitologia, não apenas pela música que estão neles, mas como foram feitos e quando foram lançados.

Gravado enquanto os Beatles se desintegravam a portas fechadas no final de 1969 e no início de 1970, McCartney não era uma declaração apenas no nome – foi um disco escrito, interpretado, gravado e produzido por este homem que esteve tão intrinsecamente ligado a três outros. Um verdadeiro álbum solo de estreia. Ele gravou em segredo, principalmente em casa, e quando chegou o momento de lançá-lo, ele o fez um mês antes de os Beatles lançarem seu canto de cisne, Let It Be.

Como o resto da banda, McCartney estava entrando em uma nova década como um novo artista, mas a ousadia de seu primeiro álbum solo foi incomparável: conscientemente não-Beatles em sua simplicidade e estilo de produção caseiro, apresentava instrumentais improvisados ​​e uma faixa de abertura (‘The Lovely Linda’) que originalmente significava apenas uma verificação de afinação. Espontâneo e sobrenaturalmente livre de pressão, é o mais longe possível de Abbey Road.

Em 1980 foi outra nova década, outra separação da banda e outro álbum de Paul para tentar dar sentido a tudo isso. A dissolução dos Wings não foi uma bagunça, mas McCartney estava no grupo há tempo demais.

McCartney II continua sendo seu disco solo mais experimental até hoje. Assim como sua estreia, se distanciou do som de sua banda anterior. McCartney II abandonou o rock suave do Wings pela música eletrônica new wave, disco pós-punk, krautrock e sons muito mais estranhos. Você poderia facilmente confundir partes dele com Talking Heads, enquanto o lado B ‘Check My Machine’ apresentava uma amostra de Tweety e Sylvester, enquanto McCartney simplesmente se divertia experimentando, sem se importar com o que os fãs ou críticos pensariam.

Nenhum de seus álbuns DIY foi bem recebido na época do lançamento, embora McCartney II tenha se tornado um cult. E agora, no início de uma nova década, mais uma vez, McCartney fez bom uso do isolamento social, escrevendo, atuando, gravando e produzindo McCartney III – a ser lançado em 11 de dezembro.

Não há uma separação monumental da banda desta vez, mas todos os outros – ismos de McCartney ainda estão lá. É um bloco de esboços de ideias descontraídas, totalmente feito por um homem em sua casa em Sussex, com a filha Mary McCartney assumindo o papel de fotógrafa de arte, anteriormente ocupado por sua mãe, Linda.

Favorecendo instrumentos acústicos em vez de eletrônicos, tem mais em comum com a estreia de McCartney do que com sua sequência uma década depois, embora seja talvez o número três que é o mais eclético de todos eles, abrindo com uma longa (praticamente instrumental) peça de violão acústico. Dentro estão faixas vintage e animadas de McCartney, alguns riffs grandes e glamurosos, sons de banda completos e demos brilhantes, que retratam com precisão a sensação avassaladora de estar apaixonado e a claustrofobia atual de confinamento de 2020. Definitivamente apresenta algumas das melhores músicas que McCartney fez em anos, e mesmo em seus momentos mais temperamentais, seu otimismo, é claro, sobe ao topo. “Sou eu ”, ele me disse quando lhe falei ontem.

Oi, Paul. Para começar com a pergunta mais óbvia. Muitas pessoas estarão pensando: por que McCartney III justamente agora?

Foi meio não intencional. Tive que entrar no estúdio no início da pandemia para fazer algumas músicas para um curta-metragem de animação. Então eu entrei, fiz aquele pequeno trabalho e mandei para o diretor. Aí eu pensei: “Oh, isso é bom, estou gostando disso, é uma boa maneira de passar o confinamento”. Terminei algumas músicas, coloquei bits e bobs, inventei coisas e me diverti muito no estúdio. Aí eu voltava pra casa à noite e simplesmente estava com a família de minha filha Mary. A combinação de poder ir trabalhar, fazer música e depois ficar com quatro dos meus netos é ótima, tive muita sorte. Estávamos sendo super cuidadosos, mas ser capaz de fazer música realmente ajudou.

Em que ponto você percebeu que o que estava fazendo era o McCartney III?

Bem no final, eu estava apenas armazenando faixas e pensei: “Não sei o que vou fazer com tudo isso – acho que vou segurar”. E então pensei: “Espere um minuto, este é um disco de McCartney, porque eu toquei tudo e fiz da mesma maneira que McCartney I e II. Pelo menos isso explica o que tenho feito, sem que eu saiba”.

Já se passaram 40 anos desde McCartney II – alguma vez, entre lá e cá, houve a pretensão de chegar ao terceiro?

Não. Na verdade, nem um pouco. Eu fiz McCartney logo depois dos Beatles em 1970, McCartney II em 1980, e fiz outros projetos semelhantes, como The Firemen, trabalhando com Youth – era um pouco parecido, porque íamos ao estúdio e Youth e era uma espécie de produto caseiro. Mas nunca me ocorreu fazer outro álbum McCartney.

Como você disse, McCartney I e II seguiram essas mudanças sísmicas em sua vida e carreira – nesse sentido, como se compara o momento desse novo álbum?

O denominador comum é que eu tive muito tempo de repente. Depois que os Beatles se separaram, de repente eu tinha muito tempo e nenhum plano em particular em mente. E então, quando Wings se separou, foi uma coisa semelhante. E comigo, quando tenho muito tempo, minha situação é: “Bem, escreva e grave, então. Isso é algo para fazer quando você tiver algum tempo livre”. Então isso foi semelhante, mas foi a pandemia que parou as coisas. Íamos fazer uma turnê pela Europa este ano, mas logo no início a Itália pegou o vírus e, gradualmente, todos os outros shows, incluindo o Glastonbury, que seria o ponto culminante disso, foram eliminados. Então foi, “Ok, o que eu vou fazer?”. E essa é a minha situação de retorno: escrever e gravar.

Você é uma pessoa que não sabe se entediar?

Gosto de fazer coisas, devo dizer. Eu gosto da ideia de: “Ooh, eu posso fazer isso”. Mas é engraçado, eu estava no Japão e fiquei doente. Eles disseram que eu teria que descansar por seis semanas, e todos os meus amigos disseram: “Você nunca vai conseguir suportar isso”. Mas na verdade eu adorei. Acho que li todos os livros, todos os roteiros, assisti a cada programa de televisão que perdi – me surpreendi por realmente ter gostado.

As canções de Paul McCartney sempre soaram tão fáceis para mim. Você poderia escrever uma música todos os dias se quisesse?

Acho que sim. O segredo para mim é ter um pouco de tempo. Esta tarde eu realmente não toquei nada, e meu violão está meio que sentado aqui olhando para mim, dizendo: “Por que estou aqui?”. Mas está na hora. Eu acho que se eu estivesse preso e precisasse escrever uma música todos os dias, talvez eu conseguisse.

Eu meio que toco todos os dias, uma coisa ou outra. Um amigo meu disse: “Violão é melhor”. Quero dizer, eles são. Eles são ótimos. Você pode formar uma boa amizade com um pedaço de madeira e metal. Sempre tive sorte quando criança de ter um, e quando o mundo estava contra você, você podia ir para o canto com seu violão e poderia fazer as coisas certas. É a magia da música, porque ela surge do nada. Ocasionalmente me ocorre: penso: “Isso é ótimo, porque realmente aprendi acordes e posso realmente ir entre eles”. Lembro-me de muito tempo atrás achando muito difícil ir entre E e A e B, e nem me fale sobre B7. Eu estava pensando outro dia, “Não, eu posso mover entre acordes. Estou ficando muito bom nisso”.

Houve rumores sobre o lançamento deste novo álbum nas últimas semanas, e dentro deles há uma teoria de que McCartney III será seu último álbum.

Tudo que eu faço deve ser sempre o último. Quando eu tinha 50 anos: “Essa é a última turnê dele”. E era como: “Oh, é isso? Acho que não”. É o boato, mas tudo bem. Quando fizemos Abbey Road eu estava morto, então todo o resto é um bônus.

Em 1970, McCartney era um álbum que apresentava temas de casa, família e amor. Quais recursos neste novo?

Eu acho que é parecido. Tem a ver com liberdade e amor. Há muitos sentimentos variados sobre isso, mas eu não planejei que tudo fosse como, “É assim que me sinto neste momento”. Os velhos temas estão lá, de amor e otimismo. “Aproveite o dia”. Sou eu. Essa é a verdade.

Uma das minhas canções favoritas do álbum é “Deep Deep Feeling”, que tem mais de oito minutos de duração. Se as pessoas estão esperando que seu álbum lockdown pareça um lockdown, essa é a faixa que parece mais claustrofóbica para mim, apesar de ser essencialmente sobre amor.

Essa foi uma das músicas que eu comecei no ano passado. Quando tenho um pouco de tempo, vou para o estúdio e apenas invento algo, tento apenas fazer algo que não fiz antes. Às vezes (não sei como acontece nem mesmo o que é), quando você está sentindo amor verdadeiro por alguém, pode se manifestar em um formigamento em todo o seu corpo. é bonito, sensação engraçada, e você quase não gosta. “Que diabos é isso?”. como se você estivesse prestes a ser transportado para uma nave espacial ou algo assim. Nessa música eu fiquei fascinado com a ideia disso – aquele sentimento profundo, profundo, quando você ama alguém tanto que quase machuca. Esse foi o começo, mas depois que fiz, pensei: “bem, isso não é para nada”. Certamente não é um single de três minutos. O que era legal em trabalhar no estúdio era que, à noite, Mary estava cozinhando, porque ela adora cozinhar. E ficávamos sentados antes do jantar e ela dizia: “O que você fez hoje?”. E eu: “Oh, ok, tocarei para você”. E eu sempre quis que isso continuasse. Eu só queria que durasse para sempre.

O álbum inicia com o riff da faixa de abertura, ‘Long Tailed Winter Bird’, e segue para “When Winter Comes”, que você gravou anos atrás com George Martin, certo?

Sim. Não há nada nessa faixa – sou só eu – mas fiz uma faixa chamada “Calico Skies” um tempo atrás [para o álbum Flaming Pie de 1997 ], que George produziu. E ao mesmo tempo, porque eu estava no estúdio e tinha mais ou menos um minuto extra. Eu tinha outra música, então eu disse: “deixe-me acabar com essa”. Isso foi “When Winter Comes”. Menciono George porque foi em uma sessão produzida por George Martin, mas sou apenas eu na guitarra. Quase seria um bônus extra que estaria em uma reedição de Flaming Pie, mas eu tinha acabado de ler aquele ótimo livro sobre Elvis, Last Train to Memphis, que mencionou uma música que você provavelmente nunca a ouviu, porque estava enterrada como um bônus no lado B de um álbum. Então eu pensei: “não, prefiro ter essa como uma faixa apropriada”.

McCartney II sempre foi um disco realmente interessante seu, que só cresceu em popularidade com o passar dos anos. Como você se sente sobre esse álbum agora?

Isso é ótimo para mim, porque você faz esses discos e o espírito com que os faz é muito otimista. Você pensa: “isso é ótimo”, e você está satisfeito com isso. E então você tem a recepção, que é: “Oh não, droga. O que ele está fazendo?”. Portanto, é decepcionante quando não vai bem e não vende bem. Você apenas pensa: “ninguém gosta disso”. Alguns anos atrás, alguém me disse: “Aqui, há um DJ em Brighton que está tocando ‘Temporary Secretary’ direto”. Eu disse: “Cai fora!”. E ele: “É verdade, uma loucura!”. Eu pensei: “bem, eu entendo. Parece muito moderno, com o sequenciador e outras coisas”. E isso é ótimo. Quer dizer, Ram [1971] se tornou algo sobre o qual as pessoas falam. Na época, ele recebeu algumas críticas contundentes. Então você apenas tem que aguentar e pensar: “Não sei, gostei”.

O que é ótimo sobre McCartney II é que as pessoas tendem a pensar que sabem como Paul McCartney soa e já reconhecem. Mas você pode interpretar algo como “Front Parlor” ou “Temporary Secretary” e elas podem nem acreditar que é você.

Eu amo isso. É isso que estou tentando fazer com esse tipo de música. Eu estava em LA fazendo o Egypt Station [2018] com Greg Kurstin, e estávamos vagando por este pequeno estúdio enquanto os músicos se preparavm.  will.i.am estava lá com um de seus amigos, e ele disse: “Paul, eu estava ouvindo “Check My Machine'”.

Você ainda busca inovações como o sampler de “Check My Machine”, ou fazer os primeiros videoclipes para “Paperback Writer” e “Rain”, ou produzir o que talvez seja o primeiro disco indie com McCartney?

Há muitas coisas na minha vida que me surpreendem. As pessoas dizem: “Depois de fazer turnê por todos esses anos, você simplesmente não odeia? Você não está farto?”. Eu digo: “Não, não estou”. Acho que ainda estou procurando algo novo, mas não é tão importante. O mais importante para mim é entrar em um estúdio e pensar: “o que podemos fazer agora?”. Não precisa ser algo novo, pode ser algo antigo. Nesse álbum eu tinha algumas guitarras com as quais não tinha tocado ainda – essa velha Gibson, essa coisa linda. Eu fiquei tipo: “Como eu não toquei isso?”. E isso me levou a uma trilha. Mas ainda gosto muito do que faço, e tudo sai como clichê – mas é verdade. Quando eu era criança, tudo que eu queria fazer era conectar uma guitarra em um amplificador e aumentá-la para ter aquela emoção. E ela ainda está lá.

Fotografia por Mary McCartney

Editor

José Carlos Almeida

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