Beatlemania Nacional Entrevistas

Entrevista: Marcelo Fróes (Discobertas e Sonora)

Listar as realizações do produtor Marcelo Fróes na Beatlemania nacional (e até mesmo na música nacional) deve tarefa difícil e trabalhosa até mesmo pra ele. Atualmente seu foco é principalmente nas duas empresas que administra, a gravadora Discobertas e a editora Sonora. Em ambos os empreendimentos, Fróes tem lançado CDs, DVDs, LPs e livros preciosos para quem gosta de boa música. Já realizamos outras matérias e entrevistas com Marcelo Fróes. Desta vez, vamos falar sobre os projetos para 2019. [Por JC]

Leia mais sobre Marcelo Fróes:
https://portalbeatlesbrasil.com.br/new/tag/marcelo-froes/

 

O livro Paz, Amor e Sgt Pepper foi relançado e tem sido muito bem exposto nas prateleiras das principais livrarias do Brasil. Há alguma diferença (ou revisão) entre essa nova edição e a anterior?
Acho que essa agora é melhor. Fizemos uma revisão geral e também uma essencial atualização gramatical.

É verdade que a edição brasileira contém correções e informações a mais que o original de George Martin?
Um ou dois consertos que pedi autorização a George Martin pra fazer, via fax. Um deles lembro bem, uma das fotos na legenda dizia que era Pattie Harrison, mas na verdade era Maureen Cox. Ele agradeceu pela atenção.

A Sonora já tem dois livros sobre os Beatles em catálogo (Sgt Pepper e Paul McCartney). Há mais algum lançamento em pauta?
Há sim, e acho que sempre haverá. Eu pensei em reeditar Os Anos da Beatlemania e finalmente publicar sua continuação, mas tal não foi possível. Então nosso próximo livro beatle deve ser um “Masters” sobre toda a carreira solo de George Harrison.

Todos aqueles álbuns da Discobertas lançados em CD (Beatles 67, Álbum Branco, Abbey Road, Let It Be e outros) ainda estão em catálogo? Em quais plataformas eles podem ser encontrados?
Em CD não mais, mas a Discobertas têm uma ótima distribuidora digital internacional e todos esses produtos estão em todas as plataformas. Ouçam!

Um dos lançamentos recentes mais bacanas da Discobertas foi o Decca Tapes. Não seria a hora de lançar mais algum material daquela época (1962-1964)?
Até poderíamos aproveitar o domínio público europeu e no mínimo nacionalizar alguns bons lançamentos que fizeram daquela fase. Mas preferimos continuar focados na música brasileira.

Você pretende lançar outros álbuns do “catálogo beatle” da Discobertas em LP, como fez com o 4Ever Vol. 1?
Fizemos o vol. 2 também, mas o vol. 3 não deve sair. Com a alta do dólar e a crise das grandes livrarias, fica difícil colocar mesmo que uma mínima tiragem nos pontos de venda.

Recentemente a Fnac da Paulista, onde você realizou vários lançamentos, fechou as portas. Onde você fará os próximos lançamentos em São Paulo?
É um assunto que teremos que tratar em breve, mas existem livrarias muito charmosas em SP – notadamente Livraria da Vila e Martins Fontes, dentre outras.

A International Magazine fez coberturas incríveis, com várias matérias e entrevistas originais sobre vários lançamentos e assuntos ligados aos Beatles. Alguma chance desse material ser relançado?
Sim, sou titular do acervo do jornal e temos inclusive a maior parte das entrevistas gravadas em áudio também – o que nos permite viajar nas ideias quanto mais surgem opções de tecnologia.

Como estão os preparativos para os shows de Paul McCartney? Pretende ir aos dois?
Vou assistir aos dois de São Paulo, mas não devo ir a Curitiba.

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010