A cidade de Vitória/ES já é, há vários anos, considerada uma das capitais mais beatlemaníacas e musicais do Brasil. E isso deve-se principalmente à quele que considero o maior garoto-propaganda do turismo capixaba, o produtor, jornalista e músico Edu Henning. À frente da sua banda Clube Big Beatles, realiza grandes eventos mensais (Projeto Sócio de Carteirinha), sempre tendo como convidados especiais artistas de projeção nacional… e internacional, como foi o caso de Tony Sheridan e Pete Best, que já realizaram megaconcertos na cidade, a convite de Edu Henning.
Há cerca de 1 mês, quando começaram a surgir as primeiras notícias de uma possível volta de Paul McCartney aos estádios brasileiros, inclusive em Cariacica (cidade que é quase um bairro de Vitória), o nome de Edu Henning foi, naturalmente, um dos mais citados pelos sites e jornais. Como antigo colaborador do Portal Beatles Brasil, Edu aceitou nos conceder uma ótima entrevista, onde revela detalhes sobre este momento mágico e maravilhoso, não só para os capixabas, mas para nós, que amamos Paul McCartney (e os Beatles) acima de tudo.
Em todas as notícias sobre a vinda de Paul a Cariacica seu nome tem sido citado como fonte. Qual a sua participação no projeto “Paul McCartney no Brasil 2014”?
Estou Diretor de Operações do show de Paul McCartney no Espírito Santo. Fui convidado para assumir essa função por Flávio Salles, empresário responsável pela vinda dele ao Espírito Santo. Com isso tive que optar profissionalmente. Acabei deixando o cargo de Diretor Geral da Record News Espírito Santo, onde era responsável por seis emissoras de televisão, 23 rádios, uma revista mensal e um portal, para abraçar a causa de trazer Paul McCartney até a minha cidade. Lógico que o coração falou mais alto.
Uma das dúvidas foi se a cidade de Cariacica teria estrutura suficiente (aeroportos, hotéis, estacionamento, segurança etc) para receber esse público. Qual a sua opinião?
Cariacica faz parte da Grande Vitória. Por sinal uma das mais importantes cidades do Espírito Santo. As seleções de Camarões e Austrália treinaram em Cariacica antes da Copa do Mundo realizada no Brasil. A distância entre Cariacica e Vitória é de poucos minutos. Praticamente não existe distância, essa é a verdade. As cidades se confundem geograficamente. É lógico que a infraestrutura principal está em Vitória, capital do estado. Hotéis, aeroporto e grandes e melhores restaurantes estão a menos de 20 minutos do Kleber Andrade, estádio que Paul McCartney vai inaugurar.
Você sempre foi o principal divulgador dos Beatles no Espírito Santo. Imaginava que um dia teria um show do próprio Paul McCartney pertinho de casa?
Isso não aconteceu de repente, não. Demorou um tempo. Por trás da presença de McCartney existe algum tempo de contatos e acertos que ajudaram a amadurecer a ideia de ter o grande astro da musica pop internacional no “quintal de casa”. Mas, é incrível saber que ele estará por perto, viu? Que vai conhecer um pouco da minha cidade. Não tanto quanto conheço a dele, isso é verdade. Mas, estamos todos, nós capixabas, super felizes em poder mostrar um pouco da nossa hospitalidade.
Como aconteceram as negociações para a vinda de Paul McCartney? Qual foi o primeiro contato e como estão os preparativos?
Foram momentos tensos, de grande pressão e expectativa. Muito sigilosas e complexas foram aquelas conversas iniciais. Por diversos momentos pensamos que não daria certo. Mas conseguimos derrubar todas as barreiras. Os contatos iniciais começaram através de Luiz Oscar Niemayer que, por questões históricas e bem sucedidas, é muito respeitado por Barrie Marshall, empresário de Sir Paul McCartney. A coisa começou por aí. Cada dia uma batalha. E foram meses de batalhas diárias. Hoje podemos nos orgulhar de termos vencido a guerra.
Todos os convidados especiais (Pete Best, Toni Sheridan e outros) do mundo beatle que visitam Vitória tem tratamento especial e conhecem as belas paisagens da região. Há algo especial preparado para Paul?
Lógico. Como não, companheiro? Você mesmo esteve aqui acompanhando de perto o nosso trabalho com Pete Best, primeiro baterista dos Beatles, e sabe que existem momento de lazer ao longo de tanta responsabilidade profissional. Paul vai conhecer muito mais do que o caminho para o Kleber Andrade. Posso garantir.
E quanto ao estádio do show, será que houve algum preparativo para receber esse evento tão importante?
O Kleber Andrade, estádio que será inaugurado por Paul McCartney, está em fase final de acabamento. Muita gente trabalhando duro. Máquinas e homens não param. McCartney encontrará tudo pronto e brilhando de novo.
Me lembro que em Porto Alegre (2010) corria o boato sobre um possível encontro entre Paul McCartney e Roberto Carlos – que nunca aconteceu. E agora, na terra do próprio RC, não seria o momento?
Roberto Carlos e Paul McCartney juntos? Seria sensacional. Seriam tantas emoções…
Um evento desse porte geralmente só acontece quando há algum tipo de apoio oficial. O Governo do Espírito Santo fez algo para ajudar nessa realização?
Financeiramente não existe apoio de nenhum órgão publico. Em nenhuma nível. Nem federal, estadual e muito menos municipal. Agora, em compensação, estão todos extremamente envolvidos para que o show acontece da melhor maneira possível. Não estão medindo esforços. Existe uma cumplicidade geral das autoridades para que tudo saia perfeito. E vai sair. Se depender deles será inesquecível.
Sempre há algum tipo de apresentação musical na abertura dos shows de Paul McCartney (geralmente um DJ). Não haveria possibilidade de em Vitória ser a Clube Big Beatles?
Vamos fazer um exercício juntos, meu amigo. Pense em um show de Djavan, por exemplo, acontecendo em sua cidade e tendo como banda de abertura um grupo local especializado em cantar clássicos do próprio Djavan. Daria certo uma coisa assim? Lógico que se um dia Paul McCartney permitir que uma banda abra um de seus espetáculos não será com um repertório em torno dos Beatles, concorda? Então, o Clube Big Beatles não tem chance alguma de abrir o show de Paul McCartney no Espírito Santo.
Ele sempre decora algumas expressões regionais para falar durante o show. Que frases tipicamente capixabas você gostaria de ouvir de Paul McCartney?
Sabendo disso já conversei com a produção internacional. Paul pode falar “esse show vai pocar”. Pocar é uma expressão tipicamente capixaba.
Desde 2010 o Brasil tem sido agraciado com shows em fartura (Só Paul foi um total de 11 até agora, mais 3 ou 4 em novembro, caso se confirme o segundo de SP). Por quanto tempo será que vamos continuar nesse pique?
Você acha que McCartney canta por dinheiro apenas? Acho que não. Ele já tem o suficiente. Paul McCartney ainda se sente realizado quando encontra na plateia olhos brilhando e lagrimas descendo em busca de sorrisos largos. Acredito que ele cante por causa da emoção que provoca nas pessoas. Acho que, enquanto tiver saúde, subirá nos palcos espalhados pelo mundo.
E quanto ao show em si, você imagina se teremos algo diferente esse ano? Quantas músicas do NEW ele deve tocar?
Não imagino quais musicas do New ele deve colocar no repertório, não. Mas, sabemos todos, que ele é ótimo em montar set lists. Paul não erra a mão, percebeu? Sei que vai mostrar musica nova. E pode escolher qualquer uma canção desse disco mais recente. São todas incríveis.
Já tivemos Pete Best, Tony Sheridan e agora Paul McCartney em Vitória. Quando vai ser a vez do Ringo Starr?
É verdade. Poucas cidades do mundo tiveram o privilégio de receber nomes tão ilustres na história dos Beatles. Vitória já aplaudiu Pete Best, Tony Sheridan e espera agora, de braços abertos, por Paul McCartney. E eu fico muito orgulhoso de contribuir com isso. Acho que falta Ringo Starr e Denny Laine. Quem sabe um dia não consigamos juntar Ringo Starr com Pete Best? Impossível? Nada é impossível, meu amigo. Se um dia eu ligasse para contar que estávamos trabalhando na surdina para trazer Paul McCartney para Vitória, você iria acreditar?
[Resposta: Acreditaria sim, camarada. Eu sei que você é pé quente!]
LEIA MAIS SOBRE EDU HENNING AQUI MESMO NO PORTAL BEATLES BRASIL:
>>> Paul McCartney em Porto Alegre (Edu Henning)
>>> Paul McCartney em São Paulo (Edu Henning)
>>> Resultado da busca por Edu Henning (cerca de 50 artigos)
Sinceramente estou feliz ao ler esta linda entrevista. Esse cara é muito bacana e o que ele fala do Paul deixa o coração da gente mais feliz ainda o/ contagem regressiva para a chegada do nosso ilustre visitante ao Brasil.
Parabéns pela entrevista, José Carlos Almeida. :)