Uma exposição em Frankfurt explora a relação de amizade entre Andy Warhol, fundador e máximo representante da Pop Art, e John Lennon, guitarrista e vocalista dos Beatles.
Trata-se da mostra “O Pop encontra a Pop. Andy Warhol e os Beatles”, aberta no Museu da Comunicação de Frankfurt deste sábado até o dia 31 de julho.
Warhol e John Lennon (1940-1980) se conheceram no circuito da arte de Nova York e iniciaram uma amizade baseada no fato de que ambos eram idealistas, sensíveis e artistas que queriam mudar o mundo e encontraram um fértil campo de ação no Movimento de 1968.
De acordo com o curador da exposição, Imrich Donath, é nas fotografias de Billy Name e Gerard Malanga que os visitantes poderão ver a intimidade da relação entre Warhol e Lennon.
Em 1974 e 1978, Malanga fotografou Yoko Ono, John Lennon e Andy Warhol, em alguns momentos com poses provocativas.
Os Beatles e Andy Warhol contribuíram muito para elevar o termo popular ao slogan global que deu nome a uma geração inteira. Tanto na música como na arte, pop era uma crítica ao sistema.
A exposição também mostra os retratos que Warhol fez dos Beatles em 1980 e em 1985, além de seus famosos autorretratos e das pinturas de Marilyn Monroe, James Dean, Jackie Kennedy, Liza Minelli, Debbie Harry, Jerry Hall e Judy Garland.
Além disso, é possível ver fragmentos do filme de oito horas Empire, do curta-metragem Blow Job, e do retrato cinematográfico dos dois ícones do pop “Warhol e Lennon”, assim como os famosos óculos de sol, a câmera de fotos e a calça de couro de Warhol. EFE
Comente