“Pré Fab!” é a história do baterista Colin Hanton, que começou como membro do “The Quarry Men” de John Lennon (também escrito “The Quarrymen” às vezes). Colin, nascido em 12 de dezembro de 1938, era o pilar da banda, mesmo depois que todos os companheiros originais de Lennon foram substituídos por Paul e George.
Baseado no livro de mesmo nome de Colin Hanton com Colin Hall – ex zelador da casa de infância de John Lennon em Liverpool, “Mendips” – “Pre Fab!” é a história de um homem, sua bateria e os adolescentes John Lennon, Paul McCartney e George Harrison. Hanton serve como guia turístico através desta crônica fascinante e altamente divertida da ascensão da mania da música skiffle e seu impacto na juventude britânica pós-Segunda Guerra Mundial.
Concentrando-se principalmente nos anos de 1956-59, o filme fornece uma visão incrível não apenas das primeiras aventuras musicais de Colin e John, mas também de uma vívida história social do pós-guerra de Liverpool e da Grã-Bretanha. Hanton era um pedreiro quando Paul McCartney e George Harrison se juntaram ao grupo, e ele conta a história desses dias inebriantes e históricos com orgulho e um toque de arrependimento.
Combinando habilmente imagens de arquivo, filmes caseiros, fotografias, clipes de filmes e músicas do período, juntamente com entrevistas com os sobreviventes, Paul McCartney, Mike Pender, Billy Bragg, Peter Asher, família, amigos, moradores de Liverpool e muitos outros, “Pré Fab!” é onde tudo começou. Filmado por uma pequena equipe em Liverpool e Londres, o filme também documenta os restantes Quarry Men visitando Abbey Road Studios.
Em 1958, Colin Hanton tocou no primeiro single que John, Paul e George gravaram – sua versão de “That’ll Be The Day” de Buddy Holly e uma música de Paul McCartney e George Harrison, “In Spite of All Danger”, que passou a ser a única composição de McCartney-Harrison. Na época, os Quarry Men eram John, Paul, George, Colin e o pianista John “Duff” Lowe.
Colin deixou o Quarrymen após uma discussão em janeiro de 1959. “Tínhamos bebido algumas cervejas durante o intervalo e uma discussão começou a caminho de casa no ônibus. Eu desci para pegar outro ônibus para me levar para casa em Woolton e de uma forma ou de outra, eles nunca mais me contataram para me convidar para tocar. Eu vi John algumas vezes e ele me disse que eles tinham um baterista chamado Pete, que deve ter sido Pete Best. Depois disso, perdi o contato completamente.
Colin então guardou sua bateria e começou sua vida adulta. Quando os Quarry Men originais sem Lennon se reuniram para um show único para comemorar o 40º aniversário do Woolton Village Fete em 1997, Hanton estava de volta com outros membros originais: Rod Davis, Len Garry, Pete Shotton e Eric Griffiths. Desde então, a banda perdeu dois de seus membros, Pete e Eric, mas ainda existe hoje, com John “Duff” Lowe, de 1958, do Quarry, e o baixista substituto dos Beatles, Chas Newby, adicionados à formação.
A banda está agendada para tocar no “Best Fest” de Pete Best no Casbah Club no sábado, 27 de agosto. Enquanto isso, a bateria original de Colin de seus primeiros dias com John, Paul e George está sendo vendida no Julien’s Auctions.