Notícias The Beatles

Fontes revelam detalhes das novas coletâneas azul e vermelha. Confira o que sabemos agora

Box contendo ambas as coletâneas remasterizadas, lançado em 2010.

Dias atrás o Portal Beatles Brasil lançou uma matéria comentando sobre o possível próximo lançamento dos Beatles e como anda a produção de sua última (e ‘póstuma’) faixa inédita, “Now And Then“, mas as informações continuaram saindo e em um curto espaço de tempo. A questão é: o que temos de informações novas?

Já tínhamos a dica de que a nova e última “faixa inédita” dos Beatles sairia como um bônus dessas coletâneas, que completaram 50 anos em abril desse ano e supostamente seriam remixadas e lançadas em um formato Super Deluxe Edition – ou Special Edition (assim como o Let It Be e Revolver). Mas agora temos ainda mais informações sobre as coletâneas em si, se considerarmos que tudo o que tínhamos antes eram algumas ideias e conclusões que saíram em meio às noticiais sobre a nova faixa.

Pôster utilizado como divulgação durante o lançamento das coletâneas em 1973.

Aparentemente ambas as clássicas coletâneas de 1973 serão relançadas como “versões expandidas”, superando o formato duplo (dois discos para cada) e partindo para, aparentemente, três discos cada. Além disso, a famosa tecnologia IA (provavelmente o software MAL, de Peter Jackson) será utilizada para remixar algumas das faixas que até os dias de hoje permanecem em mono, apesar de termos vários remixes híbridos feitos por fãs na internet.

Para algumas pessoas ainda perdidas sobre o uso do AI MAL no provável remix:

As quatro primeiras faixas da coleção vermelha (1962-1966) são “Love Me Do”, “Please Please Me”, “From Me To You” e “She Loves You”. Para aqueles que talvez nunca tenham notado ou nem se lembram: elas são as únicas faixas em mono em toda a coleção! Isso se deve ao fato de que as fitas de que a gravação de “Love Me Do” é a versão com Andy White na bateria e Ringo no pandeiro, e ela já foi gravada em uma fita dual-tracked mono, ou seja, dois canais mixados diretamente em mono.

No caso de “Please Please Me”, foi utilizado o mix da matriz do single (compacto), ou seja, um mix diferente do presente no álbum Please Please Me. Em “From Me To You” também foi utilizado o mix do single mono existente na época, apesar de já ter sido mixada e lançada em stereo na coletânea Past Masters, no relançamento em CD de 2009 (e em vinil em 2012).

O caso de “She Loves You” é um tanto frustrante, pois poderíamos tê-la mixada em stereo há anos! O problema é que logo após as sessões de gravação, a faixa já foi rapidamente mixada em mono (como era de costume), sendo resultado da edição de dois ou três takes diferentes. Logo após receberem o single pronto e mixado, a EMI, por procedimento padrão, ordenou que todas as fitas fossem apagadas para que pudessem ser reaproveitadas. Resumidamente, as gravações e diferentes takes de “She Loves You” estão perdidos para sempre, tanto que em 1966, quando Geoff Emerick preparou a coletânea A Collection Of Beatles Oldies, ele preparou uma mixagem “falso stereo” para o disco, deixando o canal esquerdo com alto ganho de graves e o direito com um alto ganho de agudos, para criar uma sensação de uma ‘separação’ de instrumentos inexistente.

Felizmente, a tecnologia está a nosso favor (há alguns anos!), e apesar de já termos versões stereo de “She Loves You” e “Love Me Do” feitas por fãs que também utilizaram softwares de separação híbrida de instrumentos e vozes, isso será feito pela primeira vez oficialmente.

Giles Martin, produtor responsável pelo projeto.

Como já esperávamos, as mais novas e atualizadas informações dizem que Giles Martin será de fato o produtor e responsável pelas mixagens, gerando já algumas críticas e desinteresse por parte do público mais técnico presente em fóruns online (assunto que já brevemente mencionei na matéria anterior sobre as coletâneas).

Eu também havia mencionado que o bônus inédito seria “Now And Then”, e a nova leva de informações não só confirma essa informação como também afirma que “Free As A Bird” e “Real Love” também serão remixadas e adicionais como bonus finais da coletânea azul (1967-1970). Além disso, as novas informações também confirmam que os backing vocals e guitarra já haviam sido gravados por George durante a tentativa de terminar a faixa no período de produção do Anthology, ainda nos anos 90. Isso já descarta o boato do mágico americano Penn Jillette de que seriam reaproveitados os backing vocals de “Because”, faixa do álbum Abbey Road de 1969 (coisa que foi feita em um fan-mix feito pelo youtuber Iamaphoney). Aparentemente, Paul e Giles de fato estariam em Los Angeles gravando uma nova trilha de cordas para a música (mas nenhuma confirmação de metais até o momento); Ringo também gravará uma nova trilha de bateria.

Além de tudo isso, esperamos por prováveis lançamentos em LP, CD e Streaming, que muito provavelmente contará com inéditos mixes em tecnologia Dolby Atmos. Informações sobre se o boxset será único para ambas as coletâneas ou se será um para cada ainda não saíram, mas se supõe que será um único set para ambas.

Para finalizar, não temos informações sobre datas e nem previsões, pois de acordo com as últimas notícias, faltam as quatro partes assinarem um tipo de ‘autorização e aprovação’ para anúncio e lançamento. Isso é: Paul (MPL), Ringo (RingoStarr Music), Dhani Harrison (filho de George e responsável pela Harrisongs LTD.) e Sean Lennon (filho mais novo de John e atual responsável pela Lenono Music Inc.). Tendo tudo isso acertado, esperamos receber o anúncio no site oficial da banda com datas e valores em breve!

Sempre que o Portal Beatles Brasil tiver novas informações, traremos assim que possível. Obrigado a todos!

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010