The Beatles

Giles Martin divulga vídeo de George Martin explicando para a neta como aprovou os Beatles

Quando o produtor dos Beatles , George Martin – que é creditado por supervisionar as gravações mais famosas da banda – foi apresentado pela primeira vez ao fab four, sua reação foi “Bem, esse é um nome bobo para começar. Quem iria querer um grupo com o nome de ‘besouros’?”

A anedota surgiu em imagens raras compartilhadas pelo filho de Martin, Giles Martin, no Twitter na quarta-feira. No pequeno clipe, o produtor mundialmente famoso, que passou a trabalhar com uma infinidade de grandes artistas pop britânicos, incluindo Cilla Black e Tom Jones, pode ser visto contando à sua jovem neta (filha de Giles) sobre seu primeiro encontro com os Beatles.

“Eram quatro deles”, diz Martin. “E eu disse: ‘Quem são eles, o que são eles?’ E ele [presumivelmente o empresário da banda, Brian Epstein] disse ‘Bem, eles são um grupo. Nós os chamamos de Beatles.’ E eu disse: ‘Bem, esse é um nome bobo para começar. Quem iria querer um grupo com o nome de ‘besouros’?’ E ele disse: ‘Bem, não são os besouros que você pensa. É “Beatles” com um “A” nele, como “Beat-les”.

“Então ele os enviou de Liverpool, que é um longo caminho, e eu os conheci em Londres. E quando ouvi o que eles fizeram, foi bom, mas não foi brilhante. Estava tudo bem. Então eu pensei bem, por que eu deveria estar interessado nisso?”

“Mas a mágica veio quando comecei a conhecê-los, porque eram pessoas muito boas de se conhecer. Eles eram engraçados, eram muito inteligentes, diziam todas as coisas adoráveis. Eles eram o tipo de pessoa com quem você gosta de estar. E então eu pensei: ‘Bem, se eu me sinto assim sobre eles, outras pessoas vão se sentir assim sobre eles. Portanto, eles devem ser muito populares’. E fiz discos com eles”.

Martin supervisionava o selo Parlophone da EMI quando recebeu a ligação de Epstein que acabaria mudando a vida de todos no início dos anos 1960. Depois de ser recusado por quase todas as outras grandes gravadoras de Londres, foi Martin quem assinou com a banda.

O produtor morreu em 2016 com 90 anos.

“Eu normalmente não compartilho nada pessoal, mas meu pai explicou para minha filha que ele assinou com os Beatles”, escreveu Giles Martin, também produtor musical, no Twitter ao lado de um emoji de um coração vermelho. “Pessoas comuns fazem coisas extraordinárias. Grandes decisões são tomadas pelas razões mais simples. ‘Eu imaginei que se eu gostasse tanto deles, outras pessoas também iriam gostar’”.

Martin será interpretado por Charley Palmer Rothwell (“Dunkirk”) em próximo filme biográfico de Epstein, “Midas Man”.

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010