The Beatles

Guilherme Lentz comenta o livro de Geoff Emerick

 
{iframe width=”490″ height=”60″ frameborder=”0″}banner468.php{/iframe}

Um dos lançamentos mais interessantes da atualidade é o livro “Here, There and Everywhere”, escrito por Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles. O Prof. Guilherme Lentz comenta o que está achando da leitura do livro.
 

Um aspecto que está me surpreendendo no livro do Geoff Emerick é o fato e ele tecer comentários bem ousados sobre todo mundo, principalmente sobre o George Martin. Ele detona bem o John, o George e o Ringo, contando que eles eram cruéis, fechados, mal humorados, etc., mas em quem ele dá uma chapuletadinha mesmo é no George Martin.

Ele não hesita, por exemplo, em apresentar o George Martin como uma figura com tendências autoritárias e cheio de si, orgulhoso do papel de manda-chuva. Em vários momentos, aponta também supostas limitações do produtor, chegando a afirmar que ele em parte pôs o Norman Smith como engenheiro oficial dos Beatles porque, sendo músico de rock também, o Norman poderia suprir as deficiências da produção.

Em um momento que achei bem alfinetado, o Emerick diz que, com frequência, o George Martin apresentava, como se fossem deles, ideias que, na verdade, eram do Norman Smith. De vez em quando ele dá uma suavizada, com algum c omentário do tipo “mas era assim que as coisas funcionavam na época”, mas essas pequenas críticas são tão frequentes que já estou desconfiado de que o Geoff tenha alguma divergência com o George Martin.

De qualquer forma, em uma época em que o politicamente correto às vezes opera inadequadamente, e muitos artistas, em nome disso, nunca dão opiniões sinceras sobre nada, como já discutimos aqui na lista algumas vezes, acho até pitoresco alguém dar umas cutucadas.

Prof. Guilherme Lentz
Saiba mais sobre este livro: Segredos Revelados

 
{iframe width=”490″ height=”60″ frameborder=”0″}banner468.php{/iframe}
 

Comente

Clique Aqui Para Comentar

Quer comentar?

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010