28.11.1974
Foi no Thanksgiving Day Concert no Madison Square Garden, em New York. John Lennon, vestindo preto dos pés a cabeça e empunhando uma Fender Telecaster também preta, subiu ao palco de um show de Elton John na hora do bis, para absoluta incredulidade e delírio da platéia.
Tocaram “Lucy in the Sky With Diamonds”, com Elton nos vocais principais. Depois vieram “Whatever Gets you Thru the Night” e “I Saw Her Stading There”, com John à vontade nos lead vocal e aclamado pelo público.
Lennon foi lá porque perdeu uma aposta. Elton John disse que “Whatever Gets you Thru the Night” se tornaria número um nas paradas de sucessos e vendagens. John duvidou. “Se acontecer você sobe no palco comigo”?
John Lennon concordou. Com “Whatever Gets” bombando, ele voltou a subir num palco depois de mais de dois anos. Foi sim uma tremenda surpresa para o público, já que não houve anúncio prévio, mas ao contrário do que muitos pensam, Elton John & John Lennon ensaiaram tudo antes.
As três canções tocadas ao vivo foram lançadas oficialmente. Filmagens, só de precárias câmeras super 8 mm. Sem áudio. Quem poderia imaginar que aquela seria a última vez de John Lennon num show?
A última das últimas vezes
Em 1975, John Lennon tocaria ao vivo num programa de TV, Salute to Sir Lew Grade, e faria uma breve rendition ao piano de “Lady Marmelade”, para a TV italiana. Não foi num concerto, mas esses dois eventos se tornaram suas derradeiras apresentações conhecidas ao vivo.
Por Cláudio Teran
Teran, a aposta não teria sido com a música LUCY IN THE SKY WITH DIAMONDS, gravada pelo Elton John em parceria com John Lennon? Na verdade, o Elton convidou John para participar da gravaçao de LSD e este, incrédulo e pessimista, por se tratar se um sucesso de 7 anos antes e gravado pelos Beatles, não acreditava que a música poderia ser número um nas paradas de 1974.