Três anos depois de assumir as baquetas do pai durante um show de reunião do Led Zeppelin em Londres, Jason Bonham, filho de John, morto em 1980, vai levar a música do grupo para a estrada a partir do dia 8 de outubro, quando começa a turnê-tributo Jason Bonham’s Led Zeppelin Experience. O primeiro show acontecerá na cidade canadense de Dawson Creek, em British Columbia, no Canadá, e vai misturar fotos de família, e filmes caseiros, além de imagens de arquivo da lendária banda.
Em entrevista ao site da revita norte-americana “Rolling Stone”, Jason se recusou a citar os cinco músicos que vão acompanhá-lo — “Alguns deles são conhecidos do público, e não quero que façam um pré-julgamento antes de ouvi-los na primeira noite” —, mas reconhece que gostaria de tocar em estádios com os integrantes originais do Led Zeppelin. “Aquela reunião única foi o ponto alto da minha vida, e sei que isso soa um pouco triste”, disse Bonham à publicação.
Plant fora
O cantor Robert Plant, entretanto, parece não ter interesse em reviver a experiência. “Conversei muito com Robert nos últimos dois anos sobre o motivo de não seguirmos em frente. Ele me disse: ‘Você foi ótimo naquela noite. Eu te amo, e seu pai teria ficado muito orgulhoso de você, mas o Led Zeppelin era o John. Tínhamos algo muito especial e gostaria e manter esta parte da minha vida assim’. Eu entendi o que ele quis dizer, mas, ao mesmo tempo, gostaria de continuar com aquilo”, lamentou.
O baterista lembrou que, depois disso, ele, Jimmy Page e John Paul Jones começaram a ensaiar reservadamente como um trio. “Em 2008, passamos 21 dias ensaiando. Foram dias mágicos, tocando apenas por diversão”, destacou o músico, que depois de perceber que uma nova reunião não aconteceria, passou a considerar seriamente a criação de uma banda-tributo. “Foi duro para mim, pois jamais me imaginei fazendo algo desse gênero. Organizadores do musical ‘Rain’, em homenagem aos Beatles, conversaram comigo e me fizeram perceber que poderia fazê-lo sem comprometer minha criatividade e sem me sentir vendido”, revelou o baterista.
Outro projeto
Bonham também pretende excursionar com o Black Country Communion, uma nova banda que reúne Glen Hughes, ex-baixista do Deep Purple, e o guitarrista Joe Bonamossa. “Adoraria tocar músicas do Led Zeppelin, como ‘Lemon song’ e ‘I can’t quit you baby’ com eles, bem como canções do Deep Purple, como ‘Burn’ e ‘Highway star'”, declarou o músico, sem descartar uma mudança radical de planos caso Plant mude de ideia com relação a uma nova reunião. “Eu nunca digo nunca. Se eles fizerem o chamado, eu nadaria até lá, se fosse preciso”, concluiu.
Comente