Ringo Starr no Brasil 2011

Jô Soares: “O Ringo era ruim e substituível!”

A entrevista concedida pela banda All You Need is Love no Programa do Jô, essa semana (exibida no dia  de novembro), foi marcada – além do talento dos rapazes – pela intransigente afirmação que o apresentador Jô Soares insistia em repetir: “o Ringo era muito ruim!”. Isso ele afirmou e reafirmou (e até contou com a anuência de um brother seu que havia sido entrevistado no bloco anterior), sem no entanto explicar o porquê dele achar o baterista dos Beatles tão medíocre. Em certo momento, para acentuar, até sugeriu que o baterista bom era o anterior, Pete Best. “Vocês são muito parciais”, interroupeu ele, quando um dos músicos afirmou que era justamente o contrário e tentava explicar as inovações técnicas que o Ringo criou.

“Confesso que foi duro ouvir o Jô falar aquelas barbaridades do Ringo”, comentou o baixista César Kiles, o Paul da AYNIL (aquele que é ambidestro). “na verdade ele não gosta dos Beatles. Já esperávamos algo parecido”, comentou hoje de manhã ao Portal Beatles Brasil. Todas as vezes que os rapazes da banda esboçaram uma defesa, foram interrompidos sistematicamente por mais uma piadinha.  Em certo ponto, até tentou consertar: “não é que ele fosse ruim, mas era o mais facilmente substituível”, disse o gordo.

Ao subestimar a capacidade de Ringo Starr, Jô Soares repetiu um dos maiores clichês do mundo da música, geralmente adotado por fãs de Jazz (estilo favorito do Jô), acostumados com bateristas que fazem firulas, viradas improvisadas e solos imensos, de vários minutos. Porém, quem realmente já ouviu os discos dos Beatles, e até mesmo os discos solos dos quatro (já que o Ringo colaborou com todos os seus ex-colegas após a separação), sabe que ele fez algumas das melhores gravações de todos os tempos no seu instrumento, criando técnicas e batidas que influenciaram várias gerações de bateristas, não só apenas no Rock.

Parabéns aos garotos da banda All You Need is Love, tanto pela qualidade da música que fazem, quanto pelo sucesso que tem feito e pela calma e diplomacia com que encararam as provocações – e parabéns especial para o “Ringo”, que ainda de quebra conseguiu dar uns pegas na belíssima Kyra Gracie. Garoto sortudo!

Comente

Clique Aqui Para Comentar

Quer comentar?

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010