Músicos e Produtores

João Barone fala sobre tocar com Pete Best

 
{iframe width=”490″ height=”60″ frameborder=”0″}banner468.php{/iframe}

 


Nos dias 08 e 09 de janeiro de 2011, a cidade de Vitória/ES vai presenciar dois shows inesquecíveis, ambos do baterista Pete Best com a banda Clube Big Beatles e convidados. Um desses convidados terá significado especial para todos que, como eu, também são fãs do Rock nacional: João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso, irá dividir o palco com o ex-beatle! Sem dúvida, uma ocasião histórica. O próprio João Barone fala sobre o evento, sobre o show de Paul McCartney em São Paulo e relembra velhas histórias sobre seu fanatismo sobre os Beatles. Sim, ele é um beatlemaníaco como nós! [Por José Carlos Almeida]

Você seria capaz de lembrar como conheceu os Beatles e como se tornou um fã?
Cresci ouvindo Beatles em casa. Meus irmãos mais velhos chegavam com os LPs que saiam na época. Fui ao cinema várias vezes assistir a Hard Day’s Night, depois Help!, passava Magical Mistery Tour na TV Educativa, coisas assim. Tínhamos um cachorro basset lá em casa que era baixinho e narigudo, foi batizado de Ringo! Sonhava quando pequeno no dia em que os Beatles se reuniriam. O que era pouco provável antes, hoje não dá mais.

Certa vez o Herbert falou que seu álbum favorito dos Beatles era o Magical Mystery Tour. E você, tem um favorito?
TODOS! Não consigo dizer qual é o melho. Cada um tem uma história para mim, um momento especial, In My Life, I love them all! Paul ou John? Não rola! Acho o fim quando alguém vem com esse papo, não cola, cada um tinha seus atributos, qualidades e defeitos. Acima de tudo foram – e ainda são – geniais.

Você coleciona algum tipo de material (LPs, livros, relíquias, etc)?
Olha, Os Beatles me salvaram da guerra! Eu era um moleque fissurado em Segunda Guerra (acho que tive uma recaída nos últimos anos!), até descobrir que para chegar nas meninas, era melhor saber as letras das músicas dos Beatles! Assim, deixei de lado os aviões e tanques e tratei de decorar TUDO sobre Beatles que eu podia. Isso me deu muito mais crédito junto às meninas.

Hoje em dia, ainda ficou algo na memória desde aqueles tempos: teve um dia que eu discuti com Renato Russo sobre o dia certo do aniversário do Ringo (7 de julho) imagina só! Ele passou a me respeitar mais, pois eu acertei a data e ele estava errado, beatlemaníaco que era.

O que você achou dos shows de Paul McCartney em São Paulo? Conseguiu curtir muito, apesar da chuva?
Fui no segundo. A chuva parou, a lua saiu, imagina se uma reles garoa paulista iria atrapalhar. Eu assistiria mesmo sob chuva de canivetes! Foi demais! Eu escrevi um texto no site dos Paralamas, quem quiser ler, é só ir lá: http://osparalamas.uol.com.br.

O que os Paralamas estão preparando para 2011? Pode adiantar algo?
Vamos lançar o DVD do Brasil Afora, show que foi muito premiado em 2009 e nos deixou com a agenda cheia em 2010. Temos alguns projetos que em breve vamos revelar.

Como foi a experiência de tocar com Rita Lee, no disco dedicado aos Beatles?
Emocionante! Imagine o que foi juntar esses ícones da minha vida, Beatles e Rita Lee. Me senti nas nuvens quando me convidaram para este projeto e depois, para a turnê.

Como está a expectativa para tocar com Pete Best? Você conhece o trabalho dele após ser expulso dos Beatles?
A história do Pete é muito especial. Imagine só um cara que esteve na primeira formação dos Beatles, coisa que muita gente nem tomou conhecimento. Não conehço seu trabalho pós-beatle, mas ele é um personagem muito curioso. Mas além do cara que perdeu o lugar na banda mais famosa do mundo, tem a história pessoal dele, ter que conviver com isso.  Vai ser legal presenciar esse momento, não é toda hora que a gente chega perto de um ex-beatle, não?

E quanto a Edu Henning e a Clube Big Beatles, de Vitória/ES, há quanto tempo você os conhece?
Desde quando o rádio era à válvula! Nosso velho amigo Edu, sempre agitando todas aí em Vitória. Quando a gente viu, ele escreveu essa história bacana com o Club Big Beatles, as idas para Liverpool, foi uma surpresa! Ele sempre aprontando!

Antes de você, os Paralamas já tiveram algum outro baterista? Quem foi o “Pete Best” dos Paralamas?
Essa história é curiosa… o Vital, da moto, era amigo do Bi e Herbert no cursinho pré-vestibular, tocava zona na sala de aula com eles, batucava em carteiras no fundo da sala. O Herbert decidiu que ele seria baterista. Chegaram a tocar juntos, mas nunca se apresentaram em público. A história oficial da saída do Pete foi que ele não foi numa gig. Assim foi com o Vital, que não foi tocar no dia em que Herbert e Bi me conheceram… Quem foi o Pete? O Vital, ora! Rsrsrsr!!

 

Os velhos amigos Edu Henning e João Barone no Morumbi,
aguardando o
show de Paul McCartney, dia 22 de novembro.

{iframe width=”490″ height=”60″ frameborder=”0″}banner468.php{/iframe}

 

Comente

Clique Aqui Para Comentar

Quer comentar?

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010