John Lennon

John Lennon alertou Bruce Springsteen em sua última entrevista

A última entrevista impressa conhecida de John Lennon, conduzida três dias antes de ser assassinado em 8 de dezembro de 1980, em Nova York, foi publicada pela revista Rolling Stone. A revista noticiou que a conversa de nove horas com Jonathan Cott foi a última entrevista impressa do ex-beatle, onde ele deu alguns conselhos não tão cativantes para o novo Bruce Springsteen.

Os dois nunca se conheceram, mas é possível imaginar que Bruce Springsteen tenha ficado muito satisfeito, já que ele era um grande fã dos Beatles. Lennon estava palestrando sobre a difícil jornada que ele e alguns de seus colegas estavam enfrentando com os críticos de música. Em 1980, dez anos após a separação dos Beatles, ele e artistas como Mick Jagger estavam tendo dificuldades com uma nova geração que precisava de algo totalmente novo. “Fui atacado muitas e muitas vezes. E desde o início: ‘From Me to You’ foi ‘Beatles abaixo da média’, não se esqueça disso. Essa foi a revisão no NME. Jesus Cristo, sinto muito. Talvez não tenha sido tão bom quanto ‘Please Please Me’, não sei, mas ‘abaixo do normal’? Nunca vou esquecer dessa. Você sabe o quão ruins foram as críticas aos nossos álbuns do Plastic Ono? Eles nos despedaçaram! ‘Lamento auto-indulgente e simplista’ – essa era a essência. Porque esses álbuns eram sobre nós, sabe, e não sobre Ziggy Stardust ou Tommy… E Mind Games, eles odiaram”.

Ele continuou em defesa de Mick Jagger, dos Rolling Stones: “Mas não sou só eu. Veja Mick, por exemplo. Mick tem feito um trabalho consistentemente bom por 20 anos, e eles vão lhe dar uma chance? Será que algum dia eles dirão: ‘Olhe para ele, ele é o número um, tem 37 anos e tem uma bela música, ‘Emotional Rescue’? Eu gostei, muitas pessoas gostaram”.

O conselho é então estendido para Bruce Springsteen: “E Deus ajude Bruce Springsteen quando eles decidirem que ele não é mais Deus. Eu não o vi, mas ouvi tantas coisas boas sobre ele. No momento, seus fãs estão felizes. Ele disse a eles sobre estar bêbado e perseguir garotas e carros e tudo mais, e esse é o nível que eles gostam. Mas quando ele começar a enfrentar seu próprio sucesso, envelhecer e ter que produzir novamente e novamente, eles se voltarão contra ele, e espero que ele sobreviva. Tudo o que ele precisa fazer é olhar para mim ou para Mick”.

 

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010