O ano chegava ao fim e as coisas continuavam pesadas para o casal Lennon. Seu casamento fora tumultuado (tiveram que se casar às pressas), Yoko sofreu um aborto e os Beatles estavam cada vez mais perto do fim. O que fizeram eles? Mais um disco experimental. Dessa vez eles pegaram um pouco mais leve com os efeitos sonoros e aumentaram ainda mais a gritaria. O lado 1 do disco era a prova. Por causa da grande pressão em torno da sua vida pessoal, resolveram fazer a famosa “Terapia do Grito Primal” do Dr. Arthur Janov.
A faixa que preenche todo o lado consiste em John gritando pelo nome da Yoko e vice-versa dezenas de vezes, em volumes, tonalidades e estridências distintas. Outro reflexo dessa terapia pode ser conferido no final da música “Mother”, do disco “Plastic Ono Band” (que ainda estava só no rascunho). No outro lado do disco, outro assunto favorito do casal: seu crescente interesse pela Paz mundial. O que há é uma longa entrevista a um jornalista de Amsterdã, em que o assunto principal é “cama da paz, cabelo da paz”. Em certo ponto o jornalista pergunta: “O que você faria se a guerra começasse agora?” John: “Morreria de medo”.
Se musicalmente o “álbum de casamento” não acrescentava nada à carreira do Beatle John, pelo menos em um aspecto ele era inovador: nunca se havia lançado um disco com tantos encartes e brindes. Fotos do casal, charges incluindo chefes de estado (deitados em camas, praticando Bed Ins, como eles próprios faziam), desenhos de John, recortes de jornal com a cobertura da lua-de-mel e até uma foto enorme de uma fatia do bolo de casamento.
Mais um item que custa os olhos da cara no mercado de colecionadores. Ainda iria demorar alguns meses pra John Lennon ter segurança suficiente para lançar seu primeiro disco solo “de verdade”, afinal, contratos e compromissos ainda o prendiam à sua banda de origem e, como hoje é conhecido, seu parceiro Paul McCartney lançaria o seu primeiro, provocando a ira de John, que se refletiria no cru Plastic Ono Band.
Produção: John lennon e Yoko Ono
Lançamento: 20/10/1969 (EUA) e 11/09/1969 (UK)
Lado 1:
01. John & Yoko – John & Yoko
Lado 2:
01. Amsterdam – John & Yoko
Bônus na edição em CD:
01. Who Has Seen the Wind? – Yoko Ono
02. Listen, the Snow Is Falling – Yoko Ono
03. Don’t Worry, Kyoko (Mummy’s Only Looking for Her Hand in the Snow) – Yoko Ono
Comente