The Beatles

Joni Mitchell aponta seu disco favorito dos Beatles

A cantora e compositora canadense Joni Mitchell conseguiu alcançar o que os outros só podem sonhar – relevância duradoura. Com base no jazz, folk, clássico e rock, ela fez seu nome escrevendo, gravando e executando canções que exploravam as questões sociais e filosóficas do movimento da contracultura. Mesmo assim, ela conseguiu evitar se fixar naquela geração que atingiu a maioridade no final dos anos 1960.

Em vez disso, sua exploração de temas como desgosto e desilusão permitiu que ela assumisse um apelo universal. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, Mitchell se atreveu a pegar o livro de regras folclóricas da era Bob Dylan e escrever sua própria história nas páginas manchadas de café. Ela se inspirou em todos, de Jaco Pistorius e Herbie Hancock aos músicos folk de sua própria nação, como Gordon Lightfoot, e, ao fazer isso, criou algo totalmente único – uma forma sutil de música de protesto que capturou a imaginação dos fãs de música ao redor o mundo.

Naquela época, outro grupo estava se inspirando na tradição folk americana do final dos anos 1050 e início dos anos 60 – os Beatles. Em uma entrevista, Mitchell descreveu como seu álbum favorito do quarteto pioneiro se desenvolveu como resultado de seu fascínio por artistas daquela época: “Rubber Soul foi o álbum dos Beatles que toquei continuamente”, começou Mitchell. “Acho que eles estavam descobrindo Dylan, e as músicas geralmente tinham um toque acústico”.

Como Mitchell corretamente apontou, nessa época da carreira dos Beatles (1965), John Lennon estava ficando cansado do status do grupo como um fenômeno da música pop. As turnês nos estádios, os sucessos juvenis e as incessantes aparições na TV estavam todos começando a parecer um pouco vazios, então ele buscou inspiração na cultura dos cafés de Greenwich Village de Nova York, onde artistas como Bob Dylan haviam feito seu nome. Comparado ao comercialismo desenfreado que definiu a Beatlemania, a base de fãs de Dylan parecia um bando mais intelectual. A música do compositor carregava um peso filosófico que atraiu a atenção de Lennon imediatamente. Com sua abordagem mínima à instrumentação, Dylan permitiu que o tom socialmente consciente e politicamente radical de suas letras tomasse o centro do palco.

Os Beatles rapidamente começaram a escrever canções que pudessem capturar a mesma sutileza que Dylan havia conseguido alcançar. De fato, eles tiveram tanto sucesso que Dylan acusou Lennon de plágio no lançamento de “Norwegian Wood”. Mas, para Joni Mitchell, a música foi um elemento importante de seu primeiro set ao vivo: “Eu costumava cantar ‘Norwegian Wood’ nos meus dias de cafeteria em Detroit antes de começar a escrever para mim mesma”, disse ela.

Acrescentando: “Todo o cenário tem essa qualidade caprichosa e charmosamente irônica com um pouco de tom sombrio. Eu cantava para colocar um pouco de leviandade no meu set. Eu me diverti jogando isso lá, entre todas essas baladas folk inglesas trágicas. Além disso, tenho sangue norueguês!”, ela concluiu. Com Rubber Soul, os Beatles conseguiram se transformar de ídolos adolescentes em pioneiros exploratórios, prenunciando os álbuns cada vez mais experimentais que definiriam a produção da banda nos próximos anos.

[Da revista Far Out]

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