O jornal norte-americano The Wall Street Journal comparou o BRICS aos Beatles, afirmando que após completar 11 anos, o grupo de países emergentes precisa se reinventar, assim como os Beatles precisavam quando chegaram aos 10 anos e puseram fim à banda.
De acordo com o jornal, o BRICS não tem atingido bons níveis econômicos como em anos anteriores. Brasil, Rússia, Índia e China (o WSJ não cita a África do Sul) são os George, Paul, Ringo e John dos mercados emergentes. “É um grupo de indivíduos distintos que algumas vezes inspiram histeria”, disse a matéria publicada na última quarta-feira (26).
Para 2013 espera-se um crescimento de apenas 10% nas exportações; neste ano foi 5% (Reuters) Para 2013 espera-se um crescimento de apenas 10% nas exportações; neste ano foi 5% (Reuters)
Entre 2000 e 2008 a média de crescimento do grupo foi de 8% – quase seis pontos acima da expansão dos países do G7 (grupo formado por EUA, Canadá, Reino Unido, França, Japão, Alemanha e Itália). No entanto, em 2012, a média foi um pouco mais da metade: de 4,5%, de acordo com informações do FMI (Fundo Monetário Internacional). Para 2013, espera-se um crescimento de 5,5%, que segundo relatou o WSJ, “não é ruim, mas significa um passo voltado para baixo”.
Comente