POR MAURO FERREIRA (O Dia)
Rio – Zé Ramalho cantou Raul Seixas (1945 – 1989) e Bob Dylan sem deixar de ser Zé Ramalho. Não é diferente no CD ‘Zé Ramalho Canta Beatles’, lançado este mês pelo selo Discobertas. O cantor interpreta 16 músicas de autoria dos ‘Fab Four’ com sotaque e ritmos nordestinos. É a música da Inglaterra filtrada pela visão e pelos sons da Paraíba.
FAIXA AGALOPADA
A releitura de ‘While my Guitar Gently Weeps’ (George Harrison) em ritmo agalopado é amostra da capacidade de Ramalho de impor sua personalidade em obras alheias. Violas e sanfonas pontuam temas como ‘Dear Prudence’ (John Lennon e Paul McCartney) neste disco curioso cuja capa faz graciosa alusão à capa do segundo álbum do grupo, ‘With the Beatles’ (1963).
Ramalho é íntimo do cancioneiro dos Beatles. Quando fazia parte de bandas que animavam bailes na Paraíba, em fins dos anos 60, o cantor já interpretava o repertório do grupo mais influente do universo pop. Talvez por isso, Ramalho pareça se sentir à vontade para transformar a canção ‘Your Mother Should Know’ (Paul McCartney e John Lennon) num bolero típico dos ‘vitrolões’ que fazem a festa do interior do Nordeste.
A rigor, o CD ‘Zé Ramalho Canta Beatles’ começou a ser gravado em 1999. Mas tais gravações foram abortadas e somente agora, 12 anos depois, reunidas com faixas recentes, são ouvidas neste disco em que Ramalho consegue a proeza de cantar Beatles — no caso, a canção ‘I Need You’ — e evocar Bob Dylan. Zé Ramalho é sempre Zé Ramalho.
Comente