Glyn Johns, engenheiro de áudio convidado para trabalhar com George Martin na produção da primeira ideia para o disco Let it Be (1970), um dos mais famosos dos Beatles, revelou ter uma opinião polêmica sobre o álbum.
Em seu novo livro, Sound Man, Johns conta que aceitou o convite com a condição de que ele fosse o engenheiro abaixo de Martin. No entanto, Glyn descobriu que o experiente chefe de produção, cansado das brigas entre John, Paul, George e Ringo, resolveu adiar o projeto, e não ficou satisfeito com o recrutamento do produtor Phil Spector.
“Fiquei desapontado ao descobrir que Lennon deu o projeto para Spector, e ainda mais desapontado ao ver o que ele fez com aquilo. Isso não tem nada a ver com os Beatles. Let it Be é um monte de lixo. Como eu disse no livro, ele estragou tudo. Eu nunca escutei ele inteiro, apenas ouvi trechos de algumas canções e disse: ‘ah, esqueça’. Era ridículo, nojento”, disse ele em entrevista ao The New York Times.
De acordo com Glyn, o disco era para, originalmente, “soar como The Basement Tapes, de Bob Dylan, para mostrar do que eles realmente gostavam”. Mas, apesar de suas opiniões, Johns descreveu a oportunidade de trabalho com os Beatles como “fantástico”.
Não é um “monte de lixo”, mas não é aquilo que os Beatles queriam, principalmente Paul, que ficou furioso. Mas faz parte da discografia dos Beatles e eu aprecio muito.
Phil Spector acabou com o projeto “in a play anyway”. O que era para ser um álbum simples, sem overdubs se transformou naquele monstrengo de orquestrações terríveis, coros e harpas. O disco cru de Johns era muito melhor, e isso é possível ver no novo documentário Get Back. Nunca gostei do algum obliterado pelo Phil Spector, sempre me pareceu artificial demais.
Pelo que entendi, a crítica do Glyn Johns é na parte técnica de gravação, não às músicas e composições.
Ele não gostou nada do resultado final e do que o Phil Spector fez.
E a banda também não, tanto que lançaram o Let Be Nacked anos atrás, removendo praticamente toda cama que o Phil havia colocado e mantendo o som mais cru, seguindo a idéia inicial do Let it Be que seria uma espécie de volta às origens, pelo menos essa era a intenção.
Bom, eu gosto dos 2, acho tanto o original quanto o Nacked sensacionais, e os caras que me perdoem, mas gosto muito mais do Let it Be original, é aquilo que entrou pra história e é o que está na minha veia.
Como é bom ter mais opiniões. Cada um tem a sua teoria. Uns lixo outros obra de arte. Mas o que flui é a ótima música. Por favor, nos brindem com todas as versões que estão escondidas, bem como os vídeos da época. É Beatles, será sempre opiniões calorosas.
Nunca achei Let It Be tão abaixo do resto da obra dos caras, como muitos dizem.
O trabalho realmente desconectado do Phil Spector não tem nenhuma relação com a qualidade das composições, só tem coisa boa ali pô.
São 4 dos maiores clássicos da banda, Get Back, Don’t Let me Down, The Long and Winding Road e Let It Be.
E alguém ousa dizer que Two of Us, Dig a Ponny, One After 909, I’ve Got a Feeling são ruins?
A própria For You Blue, aquele blues gostoso é ruim?
E o Billy Preston meus amigos…
Não entendo, parece que as opiniões controversas de quem estava lá sobre o disco formou a opinião de muitos fãs pelo mundo, ou talvez o clima pesado, a banda se desmantelando e a presença da Yoko não deixam a galera curtir em paz, sei lá…
Let It Be, original ou Naked, é muito bom de se ouvir, amanhã mesmo vou levar pro carro, faz um tempinho que não ouço.
Don’t Let me Down não faz parte do disco Let It Be, embora tenha sido gravada na mesma época e foi executada no telhado também como aparece no filme.
Tem razão Herbert, é que Don’t Let Me Down é tão Let it Be que às vezes esqueço que não está no disco, mas você está correto.
The Long and Winding Road com ou sem as orquestrações do psicopata Spector é ruim do mesmo jeito. A música é muito triste, te deixa bem pra baixo mesmo. O Let It Be o que tem de bom é One After 90, I’ve Got a Feeling, I Me Mine e Get Back. A canção Let it Be o que tem de bom é o solo de guitarra dela, na versão do álbum não do single.
opinião, gosto musical, cada um tem o seu. Eu gosto dos dois Let it be.
Eita pessoal apaixonado…
Sempre fui fã e concordo com o eng de som. Está longe de ser um disco a altura dos Beatles. É sofrível!
É um disco dos Beatles como qualquer um outro também é.
Eu sei o que ele quis dizer. O Phil Spector colocou as famosas paredes sonoras em várias músicas, como The Long and winding road e coros femininos que não constavam das gravações originais dos caras. Let it Be o album ficou engavetado até John Lennon ter a triste idéia de convocar Phil Spector para produzir o disco.
Gente, é claro que não é um lixo, mas os próprios beatles disseram que não gostaram do resultado. Phil spector não tinha nada a ver com beatles. As músicas eram ótimas. Poderiam ter ficado melhores.
As pessoas precisam parar de colocar PAIXÃO ao lado de CRÍTICA. O Let it be é sim o álbum mais irregular dos Beatles. Tanto que o Naked mostrou que, com um pouco de boa vontade, poderia ter sido muito melhor. Não é por nada não, mas coisas como I ME MINE são pavorosas…
ainda bem que vc começou o texto dizendo para se fazer crítica sem paixão. porque terminou o texto falando só bobagem…
E você respondeu com paixão e expondo seus gostos.
Não existe regra que impeça alguém de gostar de algo amigo, eu prefiro o original ao Nacked, eu adoro o Let it Be, simples.
I Me Mine é ótima, aquela transição entre o tenso nas estrofes iniciais passando pro puro Rock’n Roll no refrão é muito bom, pra mim é uma ótima composição, vai me provar o contrário como?
A maioria comenta como leigo no assunto e respeita o seu gosto musical, sendo fã ou admirador da banda. Tem que olhar o lado de trabalho, de engenharia, harmonia, enfim, todo o processo pra realizar um grande trabalho. Talvez o álbum poderia ter soado muito melhor do que já é. Talvez teria alguma roupagem diferente, dando um tempero a mais para as músicas. O cara só esta falando sobre trabalho, e não gosto.
Não dá pra confundir TRABALHO com GOSTO MUSICAL.
com uma coisa concordo com ele…Phil Spector era muito sem noção !!!
Ele tá querendo é vender os seus livrinhos.
Quem é esse cara?…….perdeu a enorme chance de nao falar merda…….um bundão. Nada se compara a BEATLES…….quem é esse imbecil?…..
Engenheiro de som referência no mundo profissional, o cara que praticamente ensinou o resto do mundo a tirar som de bateria (uso de microfones, etc…).
Estou lendo direito? Você está postando num site chamado Portal Beatles Brasil, perguntando quem é Glyn Johns?
Eu, particularmente, entendi o que o Glyn quis dizer e não é literalmente o que diz o título da matéria.
Eu que amo Beatles preciso dizer: não gosto do Let it Be original. O Naked que fizeram em 2003 é infinitamente melhor, confiram e tirem suas conclusões.
A pior música dos beatles ainda seria número nas paradas de sucesso, eles nunca fizeram nenhum disco ruim
Quer fazer sensacionalismo para vender seu livro de merda.
ciúme é só ciúme
1/2 BOK
concordo Flamarion
Esse engenheiro e um bosta ta cm ciumes pq foi chutado