Paul McCartney

LP McCartney terá edição especial para comemorar os 50 anos de lançamento

Em 20 de junho de 2020 (originalmente era 18 de abril, mas a data foi adiada), uma das maiores estréias de solo da história do rock, McCartney, vai receber um lançamento especial 50º aniversário em um vinil de edição limitada, feito especialmente para o Record Store Day.

Originalmente lançado em abril de 1970, um mês antes do Let It Be, McCartney mostra Paul voltando ao básico. Escrevendo todas as músicas e tocando todos os instrumentos (com os vocais de Linda McCartney), o álbum homônimo representou um renascimento criativo, repleto de novas idéias, experiências, diversão e liberdade. Sonoramente, a estética de gravação caseira de McCartney imbuiu o álbum com um autêntico espírito de lo-fi, um som que continua a manter uma vantagem contemporânea 50 anos depois.

Em contraste com as dificuldades profissionais que surgiram com o fim da banda mais icônica do mundo, Paul estava gostando pessoalmente da satisfação da vida familiar como pai recém-casado. Em uma sessão de perguntas e respostas lançada na época, Paul descreveu o tema e a sensação do álbum como “Lar, família, amor”. Isso é óbvio na faixa de abertura de “Lovely Linda” e ao longo do álbum, com faixas como “Every Night” e “Man We Was Lonely”, refletindo sobre o quanto a vida de Paul havia melhorado – e em nenhum lugar mais comovente do que no tour de force “Maybe I’m Amazed”.  O tributo atemporal de Paul a Linda seria reconhecido como uma das grandes canções de amor da música contemporânea, e continua sendo um destaque do show ao vivo de Paul até hoje, nunca deixando de inspirar lágrimas de alegria.

A presença de Linda também é sentida na arte icônica do álbum: a tigela de cerejas da capa fotografada por ela em férias na Antígua e o retrato de Paul com a filha Mary quando bebê, fotografada na fazenda da família na Escócia, onde algumas das  faixas do álbum também foram escritas.

Contando 50 anos, McCartney oferece uma visão incrível da mente de um dos maiores compositores do mundo. O espírito caseiro do álbum e o gosto de Paul pela experimentação capturam um momento único: os primeiros passos de uma carreira solo sem paralelo, que viu Paul McCartney lançar décadas de álbuns comerciais de sucesso, como RAM, Band on the Run, Venus and Mars, Tug Of War, Pipes of Peace, Flowers In The Dirt, Flaming Pie, Memory Almost Full, NEW e, mais recentemente, Egypt Station, nº 1 do mundo em 2018.

A edição limitada do 50º aniversário do Record Store Day de McCartney foi prensada  com uma técnica chamada half speed, usando as fitas master originais de 1970 no Abbey Road Studios. Foi feita como uma transferência específica de vinil em alta resolução e sem limitação de pico digital para a melhor reprodução possível.

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010