O instrumento, que ficará exposto naquele museu norte-americano, foi entregue ao baterista dos Beatles durante a primeira digressão dos Fab 4 aos Estados Unidos, em 1964. Fabricado pela casa Ludwig Drum Company, o instrumento de percussão já está disponível ao público. Com uma placa na qual se lê “Ringo Starr, The Beatles”, o tambor foi cedido ao museu nova-iorquino pelo músico britânico que guardou a peça desde o dia em que lhe foi oferecida em Chicago.
A casa de instrumentos Ludwig Drum Company decidiu presentear Ringo Starr com uma das suas peças depois do músico ter aparecido no programa de televisão “The Ed Sullivan Show”, na estreia da banda na televisão norte-americana. Na altura, Ringo Starr tocou numa das suas baterias com o nome da marca bem visível, o que popularizou aquela firma e fez com que multiplicasse as vendas. Em 1964 os Beatles iniciaram uma digressão pelos Estados Unidos que os levou a Chicago, onde está situada a sede da empresa que ofereceu o tambor de 35 centímetros de diâmetro e que é considerado um modelo “especialmente sensível”.
A celebração do aniversário do ex-Beatle completar-se-á com a emissão pelas cadeias de televisão norte-americanas do documentário “Live from the Artists Den”, um concerto íntimo realizado no auditório do Metropolitan Museum de Nova Iorque durante o qual Ringo Starr esteve acompanhado pelo cantor de folk-funk Ben Harper e do músico country Joan Osborne. Richard Starkey Jr., conhecido como Ringo Starr, nasceu em Liverpool a 07 de julho de 1940, entrou para os Beatles para substituir o baterista Pete Best e permaneceu no grupo até à dissolução deste em 1970.
Comente