Leonardo Conde
É uma tarefa difícil, pois há vários bootlegs dos quais sou fanático. Se eu pudesse escolher uma série, eu ficava com a The Beatles At The Beeb de 13 CDs, mas como tenho que escolher um só, vou ficar o Decca Tapes.
Esse disco, na minha opinião é o “boot” que mais se aproxima com o conceito de “Lost Album” dos Beatles, ou seja, o “Álbum Perdido”. Isto por vários motivos: primeiro que, na época de seu lançamento, praticamente todos os boots tinham som ruim. A maioria desses discos eram tirados de shows gravados em equipamentos rudimentares ou então das infinitas fitas do Let It Be, que além de terem som ruim (depois, já sabemos, esse material apareceu com som excelente) tinham apenas rascunhos, ensaios e brincadeiras do grupo.
Qual de nós nunca recebeu um balde-de-água-fria ao comprar um boot onde líamos no track-list um monte de “músicas inéditas com os Beatles” como The House of The Rising Sun, Honey Hush, Short Fat Fannie, etc e depois verificar que se tratavam apenas de brincadeiras deles sem maiores pretensões???
Segundo porque o Decca Tapes apareceu com 15 músicas completas (das quais 13 não existiam em nenhum disco oficial e as duas restantes eram versões embrionárias de músicas que seriam regravadas na EMI) e com um som simplesmente maravilhoso.
E finalmente, porque esse boot é um importante registro da fase Pete Best do grupo. Podemos comparar facilmente a diferença entre o toque de Pete e o de Ringo.
Pete insistia em “viradinhas” por toda a música e não batia forte. Os Beatles ainda não faziam o ritmo Beat que os caracterizaria e que só veio com a entrada de Ringo (entenderam o motivo da insistência dos três em ter Ringo no grupo???).
O mais interessante é que nas gravações do Pete Best Combo (grupo que Pete formou depois de sua saída do grupo), ele toca um ritmo Beat de primeira e deixa claro que havia sido influenciado por seu substituto.
O Decca Tapes foi o meu objeto de consumo durante parte de minha infância e toda a minha adolescência. Conheci as músicas do disco no programa de rádio Beatles Forever do meu amigo Mário Márcio aqui no Rio de Janeiro. E desde então comecei a procurar o disco em todas as lojas da cidade. Até que passados cinco anos, em 1986, aos quatorze anos, achei um exemplar na falecida loja Hi-Fi em Botafogo. Só que na hora não estava preparado ($$) e a loja não reservava de jeito nenhum. Pois é…voltei no dia seguinte e cadê o disco??? é claro, tinha sido vendido…
Só fui finalmente realizar meu sonho em 1992 quando chegou ao mercado o CD The Original Decca Tapes do selo Yellow Dog que continha as 15 músicas e mais algumas bônus gravadas no Cavern Club no mesmo ano de 1962.
Mas, apesar de já ter as músicas com a melhor qualidade de som possível, uma coisa ainda estava pendente… eu tinha que ter o vinil original!!! Era questão de honra!!!!
E, pra minha felicidade, em 2001, meu grande amigo e Beatlemaníaco Sergio Muniz estava vendendo sua coleção de vinis e quem estava lá no meio da sua coleção??? sim, o Decca Tapes original da gravadora Circuit Records, ou seja, o do selo vermelho com 15 músicas, vinil pesado e capa com foto em preto-e-branco!!! (houve um counterfeit feito no Brasil que tinha 16 faixas – enfiaram How Do You Do It no final, capa em tom azul, uma foto dos Beatles – com Ringo – no selo e um vinil bem leve). Foi o fim de um ciclo!!!
Detalhes sobre The Decca Tapes:
Lado A:
1-LIKE DREAMERS DO – vocal: Paul; original de Lennon-McCartney gravada em 1964 pelo excelente grupo The Applejacks
2-MONEY – vocal: John; regravada com Ringo no álbum With the Beatles em 30/07/63
3-TILL THERE WAS YOU – vocal: Paul; regravada com Ringo no álbum With the Beatles em 30/07/63
4-THE SHEIK OF ARABY – vocal: George
5-TO KNOW HER IS TO LOVE HER – vocal John
6-TAKE GOOD CARE OF MY BABY – vocal: George
7-MEMPHIS, TENNESSEE – vocal: John
8-SURE TO FALL – vocal: Paul e John
Lado B:
1-HELLO LITTLE GIRL – vocal: John e Paul; original de Lennon-McCartney gravada em 1963 pelo grupo The Fourmost
2-THREE COOL CATS – vocal: George
3-CRYING WAITING HOPING – George
4-LOVE OF THE LOVED – vocal: Paul; original de Lennon-McCartney gravada por Cilla Black em 1963
5-SEPTEMBER IN THE RAIN – vocal: Paul
6-BESAME MUCHO – vocal: Paul; regravada no teste para a Parlophone em 06/06/62
7-SEARCHIN’ – vocal: Paul
Curiosidades:
– Na contra-capa do LP há um texto com uma história fictícia sobre a origem das gravações; A história é tão bem bolada que qualquer pessoa que não conheça muito a obra do grupo acredita facilmente.
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Nenhum outro álbum simples dos Beatles teve tantas canções com George como vocalista principal.
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As 15 faixas desse álbum são o teste que o grupo fez para a gravadora Decca no dia 01/01/62 e que, como todos devem saber, não foram aprovados. A Decca preferiu contratar o grupo Brian Poole & The Tremeloes, que disputava a vaga com os Beatles (se arrependimento matasse, o responsável pela escolha teria fulminado uns meses depois…).
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Brian Epstein ficou com uma cópia da fita desse teste e a mostrou a George Martin, que ficou interessado no grupo e resolveu chamá-los para um teste na Parlophone. O resto, como se diz, é História…
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5 faixas gravadas na Decca saíram no álbum Anthology 1: Like Dreamers Do, The Sheik of Araby, Three Cool Cats, Hello Little Girl e Searchin’ (essa com a introdução instrumental tendo a voz de Brian em cima…). Por que não incluíram Love of the Loved, a terceira original de Lennon-McCartney?
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