The Beatles

Mulher se lembra de ter visto o show dos Beatles na cobertura

Pessoas ao redor do mundo têm assistido aos últimos dias dos Beatles como um grupo no Get Back,  o extenso documentário de quase oito horas de Peter Jackson, que estreou em 25 de novembro no serviço de streaming da Disney Plus. A maioria dessas pessoas sentem o maior prazer em relatar suas impressões e emoções ao ver os Beatles ensaiando e tocando ao vivo.

Mas pelo menos uma pessoa, até agora, declarou ter testemunhado, ao vivo e em primeira mão, a cena culminante do documentário. Em 1969, Jennifer “Jenny” Spruill, uma garota que viveu em Hampstead, ao norte de Wilmington, por mais de 20 anos com seu marido, Jack, trabalhava em um escritório no centro de Londres. Em um dia “muito escuro e sombrio”, 30 de janeiro daquele ano, perguntou a um colega de trabalho: “‘Por que você não sai na escada de incêndio? Algo está acontecendo?'”.

Seu escritório ficava no quinto andar, então Spruill e dois colegas de trabalho subiram até a escada de incêndio do sexto andar. “E lá estavam os Beatles”, disse ela sobre a cena em que apareciam John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, junto com o organista Billy Preston – tocando o que viria a ser seu último “show” ao vivo como banda.

O curioso é que ela não era exatamente uma fã dos Beatles. “Você provavelmente teria que me pagar para ir a um show dos Beatles”, disse Spruill, embora atualmente ela tenha mudado de tom. “Claro, eu sou um fã agora. Eu acho que eles são incríveis”.

E enquanto ela assistia a banda tocar (por mais tempo do que outros colegas), Spruill começou a pensar: “Puxa, isso é barulhento demais”, e voltou para dentro antes que a polícia encerrasse o show improvisado, que durou menos de uma hora.

Jennifer "Jenny" Spruill (à direita, de minissaia) assistindo aos Beatles tocarem seu último show juntos no telhado de um prédio em Londres em 1969.
Jennifer “Jenny” Spruill (à direita, de minissaia) assistindo aos Beatles tocarem seu último show juntos no telhado de um prédio em Londres em 1969.

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010